casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Sintomas dos Nódulos Pulmonares

Os nódulos pulmonares são pequenos pontos redondos ou ovais em um ou ambos os pulmões com menos de 3 cm de diâmetro, de acordo com o Hospital da Universidade do Colorado. Embora um nódulo pulmonar possa ser um sinal de câncer de pulmão, a National Jewish Health relata que mais de 60% desses nódulos são benignos ou não cancerosos. Os sintomas dos nódulos pulmonares podem ser difíceis de detectar, mas os pacientes afetados devem procurar atendimento médico.

Sintomas assintomáticos ou parecidos com gripe ou resfriado

Aproximadamente 90% dos nódulos pulmonares são identificados inadvertidamente por um médico após um paciente é submetido a uma radiografia de tórax ou tomografia computadorizada para uma condição médica alternativa, informa o Centro Médico da Universidade de Rochester. Os pacientes sintomáticos geralmente desenvolvem sintomas leves de resfriado ou gripais, como tosse, febre ou fadiga. Esta falta de sintomas discerníveis torna difícil para um médico diagnosticar esta condição em pacientes afetados.

Causas e Fatores de Risco

Os nódulos pulmonares não cancerosos podem se desenvolver como resultado de problemas pulmonares anteriores, como tuberculose ou pulmão fúngico. infecções, o MedlinePlus explica. Essas manchas pulmonares benignas geralmente não causam complicações médicas adicionais nos pacientes afetados. Pacientes com mais de 45 anos que fumam correm maior risco de desenvolver nódulos pulmonares cancerosos, adverte o Centro Médico da Universidade de Rochester, que pode resultar em câncer de pulmão se os pacientes afetados não receberem tratamento imediato.

Diagnóstico e Tratamento Pacientes que têm um nódulo pulmonar podem ser submetidos a uma biópsia pulmonar para permitir que um médico avalie se o local é benigno ou canceroso. Durante uma biópsia pulmonar, um médico remove um pequeno pedaço de tecido pulmonar de um paciente sedado, que é então examinado para células cancerígenas. Os nódulos pulmonares não cancerosos geralmente não requerem tratamento. Se um paciente tem um nódulo pulmonar canceroso, ele é tipicamente removido cirurgicamente, explica a National Jewish Health. O crescimento de células cancerosas que se estende além dos pulmões pode exigir tratamento mais extenso, como quimioterapia ou radioterapia.