Symbicort, genericamente conhecido como budesonida e formoterol, é um medicamento usado para tratar broncoespasmos (constrições das vias aéreas) em doenças pulmonares, como asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), afirma Drugs.com. Symbicort é um medicamento inalado que serve para relaxar os músculos das vias respiratórias para ajudá-lo a respirar. Se o seu médico decidir prescrever-lhe Symbicort, saiba mais sobre os seus efeitos colaterais.
Efeitos colaterais graves
Symbicort pode levar a efeitos colaterais tão graves como manchas brancas e feridas na boca, de acordo com Drugs.com. Pode também afetar o coração e levar a taquicardia (batimentos cardíacos acelerados), dor no peito e ritmos cardíacos irregulares chamados arritmias. Symbicort também pode aumentar a pressão arterial e levar a sintomas como visão turva, dor de cabeça intensa, zumbido (zumbido nos ouvidos), confusão, ansiedade, convulsões e dificuldade para respirar. Você pode se tornar suscetível a infecções e desenvolver febre, dor de garganta, calafrios, gripe e fraqueza. Em outros casos, você pode desenvolver chiado após o uso do Symbicort. Obtenha ajuda médica imediata se sentir estes sintomas.
Infecção por Candida Albicans
De acordo com RxList.com, Symbicort é um medicamento inalado que pode provocar um crescimento fúngico na boca e garganta. Este fungo específico é chamado candida albicans. Estes tipos de infecções deixam lesões brancas em toda a região oral. Vá ao seu médico se você notar essas lesões, porque as infecções por candida albicans podem ser simplesmente tratadas com medicamentos antifúngicos. Lavar a boca com água por pelo menos 30 segundos cada vez depois de tomar Symbicort, pois isso pode diminuir o crescimento de fungos.
Overdose
A sobredosagem com o Symbicort pode ser uma experiência assustadora. Você pode desenvolver cãibras musculares, náuseas, dificuldade para respirar, vômitos, tremores e insônia, afirma Drugs.com. Os usuários também podem experimentar flutuações no ritmo cardíaco, dor no peito, desmaios e convulsões. Obter ajuda médica imediata, a fim de reverter estes sintomas incapacitantes.
Efeitos sobre o crescimento
RxList.com afirma que Symbicort pode impedir o crescimento em crianças. Faça com que seu médico ajuste a dose da criança para reduzir esses efeitos colaterais. É importante que seu filho visite seu médico regularmente para que ele possa monitorar sua altura durante o uso do Symbicort.
Osteoporose
Segundo o Drugs.com, o uso a longo prazo do Symbicort pode levar à perda óssea. Quando combinado com outros fatores de risco osteoporóticos, como tabagismo, histórico familiar e má nutrição, o risco de desenvolvimento de osteoporose aumenta. Discutir com seu médico sobre o risco de desenvolver osteoporose enquanto estiver a tomar Symbicort.
Efeitos nos seus olhos e sangue
Symbicort também pode levar a glaucoma (condição caracterizada pela perda de visão periférica) e cataratas (turvação da sua lentes dos olhos), afirma RxList.com. O Symbicort também pode diminuir os níveis de potássio e aumentar os níveis de glicose (açúcares) no sangue. A hipocalemia (um nível baixo de potássio) pode contribuir para alterações do ritmo cardíaco e a hiperglicemia (níveis elevados de açúcar no sangue) pode levar a sintomas como sede frequente e fome.
Reacção alérgica em alguns casos Symbicort pode levar a uma resposta alérgica. Os sintomas incluem dificuldade para respirar, urticária e inchaço do rosto, lábios e garganta. Encontre ajuda médica imediata para tratar prontamente esses sintomas.
Em alguns casos infelizes, Symbicort agravou os sintomas de asma (chiado e dificuldade para respirar) e levou a uma fatalidade. RxList.com afirma que fumarato de formoterol di-hidratado, um componente do Symbicort, é o culpado por esta reação potencialmente letal. Symbicort é destinado a asma crônica sofre e não deve ser usado como um inalador de resgate.