Se você sentir tontura e falta de ar durante a corrida, pode ser uma experiência alarmante, mas esses sintomas geralmente não são motivo de preocupação. Estes sintomas podem ocorrer se você tiver asma induzida por exercício, queda repentina da pressão arterial ou desidratação. Existem várias etapas que você pode tomar para tratar e prevenir a ocorrência desses sintomas durante a execução.
Se a asma induzida por exercício causa seus sintomas, a secagem e o resfriamento das vias aéreas são muitas vezes a causa. Ar frio, seco e poluído pode aumentar a gravidade da sua falta de ar se você tiver esse tipo de asma. Quanto à tontura, se você parar abruptamente de correr, os vasos sangüíneos ficam dilatados durante a corrida, o que permite um rápido fluxo sanguíneo para os músculos que você está usando. De repente, parar vai diminuir o ritmo do seu coração, mas seus vasos sanguíneos permanecerão abertos e você poderá experimentar uma queda na pressão arterial, de acordo com a Go Ask Alice, do Serviço de Saúde da Universidade de Columbia. A desidratação também pode causar tontura. Um tratamento pode abrir suas vias respiratórias quando usado antes de executar, a fim de melhorar a falta de ar causada pela asma. O mesmo broncodilatador usado para prevenir broncoespasmos pode oferecer alívio imediato durante a corrida, de acordo com os Tópicos de Saúde da Universidade de Iowa. Para alívio a longo prazo, existem várias pílulas e medicamentos inalatórios disponíveis. Como a asma induzida por exercício pode ser pior para quem sofre de alergias, o tratamento de alergias com anti-histamínicos ou injeções de imunoterapia pode oferecer alívio. Se você sentir vontade de desmaiar durante a corrida, deite-se com o nível da cabeça no seu coração, de acordo com o Pergunte aos Serviços de Saúde da Universidade de Columbia. Prevenção
Aqueça 10 a 15 minutos antes de correr . Respire pelo nariz em vez de tomar grandes goles de ar pela boca. Respirar pelo nariz naturalmente aquece, umedece e filtra o ar que entra nas ondas de ar. Se estiver frio lá fora, use um lenço no nariz e na boca. Em vez de repentinamente parar sua corrida, relaxe por cinco a 10 minutos fazendo a transição de uma corrida leve para caminhada antes de interromper o treino. Certifique-se de beber bastante água antes de correr, durante e depois para evitar a desidratação. Realize o "teste de fala" do esforço percebido, muitas vezes durante a corrida para evitar a hiperventilação e a consequente tontura. Se você mal consegue falar enquanto corre, então ainda está na zona segura da "intensidade do exercício cardiorrespiratório".
Considerações
Tontura e falta de ar durante a corrida geralmente não são sintomas graves, e muitas vezes param sem assistência médica. Esses sintomas também podem significar um sério problema subjacente, como problemas cardíacos ou um derrame. Se sentir tontura e falta de ar em combinação com dor no peito, palpitações cardíacas, alterações na fala ou distúrbios visuais, procure atendimento médico imediato.
, , ] ]