Tuberculose
Embora o número de casos relatados de tuberculose, ou TB, tenha diminuído no passado 10 anos, essa tendência diminuiu, de acordo com os Centros dos EUA para Controle e Prevenção de Doenças, ou CDC. Um doente de TB parece doente com perda de massa muscular, perda de peso, tônus muscular pobre e pele seca e escamosa. As lesões de TB dentro dos pulmões dificultam a respiração e produzem escarro muitas vezes verde ou tingido de sangue. O tratamento da infecção pulmonar por tuberculose se estende por meses e requer medicamentos que podem ser bastante caros. Qualquer um que viva com um doente de tuberculose também deve ser tratado para prevenir a infecção da doença. As pessoas podem carregar o vírus da tuberculose durante anos sem nunca desenvolver tuberculose.
SARS
Os sintomas da síndrome respiratória aguda grave, ou SARS, incluem febre alta, dor de cabeça, sensação geral de mal-estar e tosse que geralmente progride para pneumonia. O vírus da SARS se espalha de pessoa para pessoa através da transmissão de gotículas da pessoa infectada para as membranas mucosas de outra pessoa. A infecção pulmonar por SARS é uma infecção de “contato próximo”, o que significa que pode ser contraída a menos de um metro de distância de uma pessoa infectada com a doença, relata o CDC. Em 2003, aproximadamente 8.000 pessoas em todo o mundo desenvolveram SARS e, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, mais de 700 delas morreram.
Bronquite
Frequentemente referida como uma infecção respiratória ou respiratória superior, a bronquite afeta mais "smokers than non-smokers.", 3, [[Caracterizada por muco espesso, amarelo e às vezes tingido de verde, a tosse dessa infecção pulmonar pode durar várias semanas. Uma tosse de bronquite crônica pode durar até dois anos. Bronquite crônica é também uma das três doenças pulmonares que compõem o diagnóstico de DPOC, ou doença pulmonar obstrutiva crônica. Pneumonia A pneumonia geralmente começa como conseqüência da gripe. Pessoas com funcionamento pulmonar comprometido apresentam um risco especialmente alto para o desenvolvimento de pneumonia. Os sintomas desta inflamação dos pulmões incluem febre alta, falta de ar, respiração dolorosa, calafrios, mal-estar geral e tosse, de acordo com Judith Schilling McCann no texto "Fisiopatologia". A bactéria que causa a faringite estreptocócica também está associada à pneumonia bacteriana, a forma mais comum dessa infecção pulmonar.