Efeitos Pulmonares da TB invariavelmente começa nos pulmões, como é transmitido pelo ar. O sintoma mais comum é a tosse e, com o envolvimento pulmonar extenso, a tosse torna-se produtiva, primeiro com muco e, eventualmente, com sangue também. A infecção geralmente afeta os lobos superiores dos pulmões, e pode muitas vezes corroer em um vaso sanguíneo, espalhando-se assim para o resto do corpo. Danos ao tecido pulmonar podem ocorrer com o tempo, e podem até ser irreversíveis depois de um momento.
TB disseminada
Isso também é conhecido como tuberculose miliar e ocorre frequentemente em pacientes imunocomprometidos (como pacientes com HIV). ou após extensa doença pulmonar leva à disseminação da TB através da corrente sanguínea. Pode afetar qualquer órgão, mas geralmente ataca o fígado, a medula óssea, os rins, as glândulas supra-renais e o baço. Os sintomas podem variar dependendo do órgão envolvido, da diminuição da oxigenação do sangue até uma infecção bacteriana generalizada do sangue (sépsis) e podem ser fatais a maior parte do tempo.
Spread Linfático
O sistema linfático (como os gânglios linfáticos) são um dos principais locais de infecção por TB fora dos pulmões. Os linfonodos também podem auxiliar na disseminação da TB, e uma infecção aqui se apresenta como inchaço indolor dos linfonodos. Os gânglios linfáticos podem comprimir outras estruturas, como as vias aéreas. A tuberculose pleural pode também se espalhar para a pleura, que são as camadas de tecido que envolvem os pulmões. Isso muitas vezes pode resultar em uma condição conhecida como derrame pleural, que é uma coleção de líquido (geralmente infectado com TB) que se desenvolve entre as camadas pleurais e os pulmões, e pode causar problemas de respiração e oxigenação. Se o líquido está infectado, é conhecido como empiema, e pode necessitar de drenagem cirúrgica.
TB do Sistema Geniturinário
A tuberculose também pode infectar os rins, órgãos genitais e ureteres. Os sintomas são geralmente localizados onde a infecção está presente, e manifestações comuns incluem dor ao urinar, sangue na urina e aumento da frequência de micção. Os efeitos nos rins podem ser bastante prejudiciais, mas são incomuns, e incluem insuficiência renal, cálculos renais e pressão alta (hipertensão).
Tuberculose e Tuberculose
Infecção dos ossos e articulações com TB também ocorre e o risco aumenta com a idade. Os sintomas habituais são dor, inchaço das articulações envolvidas e tratos sinusais (túneis no tecido que leva da articulação para a pele externa). O tratamento geralmente é realizado com medicação, e a cirurgia geralmente é feita quando a coluna se torna comprometida, o que pode se manifestar em comprometimento dos sintomas do sistema nervoso. A infecção mais comum do sistema nervoso central com A tuberculose é meningite. Isso geralmente ocorre com infecção bacteriana direta e pode infectar as meninges ou o tecido cerebral (encefalite). A doença ataca principalmente a base do cérebro e se manifesta com dor de cabeça, diminuição do nível de consciência e rigidez do pescoço. Esses pacientes também tendem a ter TB miliar ocorrendo no resto do corpo quando o sistema nervoso começa a apresentar sintomas. Ocasionalmente, uma lesão focal pode se desenvolver em vez de meningite; isso é conhecido como tuberculoma, e muitas vezes é assintomático, exceto pelos efeitos locais produzidos pela sua massa que colide com outros tecidos.
TB Cardíaca
A tuberculose pode infectar o pericárdio, que é o tecido que cobre o coração. Pode resultar em um acúmulo de líquido entre o pericárdio e o tecido cardíaco, conhecido como derrame pericárdico. Fibrose também pode resultar com o tecido cicatricial causando constrição do coração. Além disso, pode ocorrer infecção do tecido cardíaco, como os átrios e o ventrículo esquerdo, o que tem efeitos prejudiciais óbvios na função cardíaca.