Correr ao ar livre em um dia tempestuoso é estimulante para alguns, mas doloroso para os outros. Se você tiver certas condições de saúde, as excursões com tempo frio podem causar dores no peito, tosse e problemas respiratórios. Sempre que tiver esses sintomas durante a execução ou exercício, é aconselhável suspender sua atividade até que você tenha consultado com um médico para determinar a causa.
Asma induzida por exercício
O ar frio é um gatilho comum para sofredores de asma - correndo no tempo frio pode, literalmente, tirar o fôlego. A broncoconstrição induzida pelo exercício, ou BIE, é o nome médico para o estreitamento dos tubos bronquiais durante o esforço físico. A asma não é, necessariamente, um pré-requisito para o BIE, mas as pessoas que sofrem de asma e alergia são freqüentemente sensibilizadas por irritantes ambientais. Respiração bucal durante a corrida permite uma ampla oportunidade para o ar frio para entrar e irritar os forros delicados do trato respiratório.
Angina
Dores no peito durante a corrida ou exercício devem ser sempre motivo de preocupação, especialmente quando você ' está fazendo essas atividades ao ar livre no ar gelado. No tempo frio, suas artérias se contraem e seu sangue engrossa. Isso pode causar um aumento na pressão sangüínea e na angina de peito - a dor no peito que pode ocorrer quando as artérias estreitadas não estão recebendo sangue e oxigênio suficientes para o coração.
Derrame
Constrição de artérias e sangue elevado a pressão pode causar derrames em pessoas que se exercitam ou correm em climas frios. O Dr. Jack Galbraith, especialista em medicina familiar dos Parceiros de Saúde Familiar de Santo Antônio, escreve que a placa formada ao longo dessas artérias pode se dividir, deixando formar coágulos sanguíneos. Estes podem mais tarde romper e obstruir o fluxo sanguíneo para o cérebro.
Prevenção
Se você tem alergias graves ou asma, você pode evitar que o ar frio desencadear um ataque por correr em um ginásio. Se você está determinado a correr ao ar livre, enrole um silenciador ou lenço ao redor da área da boca e do nariz para ver se isso reduz o impacto do ar frio nas passagens respiratórias.
Você nunca deve iniciar uma corrida ou exercício ao ar livre programa durante o tempo frio sem primeiro construir a tolerância do seu corpo para o esforço. Pré-condicionar seu corpo é uma necessidade. Naturalmente, é sempre melhor seguir as instruções do seu médico e fazer um exame físico antes de iniciar qualquer programa de exercícios.
, , ] ]