Práticas médicas complementares e alternativas estão sendo cada vez mais utilizadas para a asma. O termo complementar refere-se a práticas tradicionais que são usadas em combinação com abordagens médicas convencionais. O termo alternativa refere-se às práticas tradicionais que substituem a medicina alopática. Asma e alergias estão entre as 15 principais condições médicas mais comuns para as quais medicina complementar e alternativa são usadas tanto para crianças quanto para adultos. No entanto, neste momento, poucos estudos, se algum, apóiam o uso de medicina complementar e alternativa. Alguns tratamentos complementares e alternativos podem até ser perigosos, por isso é importante falar com o seu médico sobre o seu potencial uso.
O que são comumente usados tratamentos complementares e alternativos?
O mais comumente utilizado complementar e alternativo Os tratamentos para asma incluem produtos naturais, medicina mente-corpo e práticas corporais. Os produtos naturais incluem ervas e produtos à base de plantas, minerais e vitaminas, probióticos e dietas especializadas. As práticas mente-corpo incluem exercícios de respiração, meditação, tai chi, imagens guiadas, relaxamento, hipnose, qi gong e yoga. Práticas corporais incluem manipulação da coluna vertebral e massagem.
Há algum perigo para tratamentos complementares e alternativos?
Alguns produtos naturais para a asma podem ser perigosos. Por exemplo, echinacea (margarida de flor de cone) e camomila são membros da família de tasneira. Se um indivíduo com asma também tiver uma alergia de ervas, seus sintomas de asma podem piorar. A ephedra natural (encontrada em ma huang, uma erva chinesa tradicional) às vezes é usada para a asma, e pode ter efeitos prejudiciais no coração, especialmente quando usada com albuterol. Tenha cuidado para manter as fricções tópicas do tórax como Vicks VapoRub longe das crianças - pode potencialmente causar a morte se ingerido.
Enquanto muitas práticas mente-corpo são consideradas seguras, existe algum risco de relaxamento muscular progressivo associado à diminuição fluxo de ar e aumento das alterações da frequência cardíaca em indivíduos com asma. As práticas corporais, incluindo a manipulação da coluna e a massagem, são geralmente seguras se fornecidas por um terapeuta treinado, mas você deve informar seu médico.
É importante não substituir as terapias complementares por medicamentos de resgate e controladores que você o médico prescreveu.
O que sobre o Yoga para ajudar a controlar a asma?
Alguns estudos sugerem que o yoga pode melhorar o controle da asma, os sintomas da asma, a qualidade de vida e a função pulmonar. Yoga suave pode ser adotada para complementar os cuidados habituais para a asma, porque há poucos efeitos adversos. , , ] ]