A asma é uma doença crônica que afeta os pulmões e faz com que os pacientes tenham problemas para respirar. A asma pode ser uma doença grave que sobrecarrega os pacientes, suas famílias e a comunidade. Custa aos Estados Unidos cerca de US $ 56 bilhões a cada ano, tanto em assistência médica quanto em custos auxiliares, como adultos desaparecidos ou crianças desaparecidas.
Quem recebe asma?
A asma afeta pessoas de todas as idades grupo e todas as corridas. Nos EUA, 25 milhões de pessoas têm asma, o que representa um em cada 12 adultos e um em cada 10 crianças. Em todo o mundo, mais de 300 milhões de pessoas têm asma, e estima-se que até o ano de 2025 mais 100 milhões de pessoas serão afetadas pela doença. A causa deste aumento não é clara, mas parece estar associada a um aumento na sensibilização atópica, que é o processo de induzir uma hipersensibilidade adquirida ou alergia.
O que está acontecendo nos pulmões de indivíduos com asma?
Pessoas com asma têm vias aéreas inflamadas. Essa inflamação faz com que as vias aéreas se estreitem, dificultando que a pessoa respire o ar para dentro e para fora dos pulmões. Aumento do muco nas vias aéreas aumenta o estreitamento das vias aéreas. A asma causa sintomas respiratórios, diminuição da atividade e ataques de asma. Durante um ataque de asma, os músculos das vias aéreas ficam tensos e estreitos para que menos ar possa fluir para os pulmões. Embora seja incomum, os ataques de asma podem ser letais se a falta de oxigênio no cérebro for grande o suficiente.
O que podemos fazer pela asma?
Não há cura para a asma, mas existem técnicas eficazes e tratamentos para ajudar a controlar a doença. O objetivo do manejo é reduzir os sintomas, garantindo que os indivíduos com asma tenham acesso a medicamentos adequados e reduzam sua exposição aos fatores ambientais que agravam a asma. Com um bom manejo da asma, a maioria dos indivíduos com asma é capaz de viver uma vida normal e ativa, sem sintomas. Uma boa parceria com um prestador de cuidados de saúde, muitas vezes ajuda.