Uma criança com problemas respiratórios pode ser uma experiência aterrorizante, especialmente se você não souber a causa das dificuldades. Embora alguns casos de problemas respiratórios em crianças pequenas surjam e desapareçam rapidamente, outros podem se transformar em problemas crônicos ou sérios. Estar familiarizado com as causas comuns dos problemas respiratórios da criança pode ajudá-lo a desenvolver uma consciência do que poderia estar contribuindo para o problema respiratório da criança, bem como saber quando obter ajuda médica.
Os fatos
Como acontece com os adultos as crianças inale o ar para fornecer oxigênio para seus corpos e expire para liberar gases residuais, como o dióxido de carbono. De acordo com o Dr. James Nocton, professor associado de pediatria da Faculdade de Medicina de Wisconsin e co-autor do livro “On Call Pediatrics”, crianças saudáveis geralmente respiram entre 30 e 40 vezes por minuto. Problemas respiratórios surgem tipicamente como resultado de problemas com uma ou mais partes do sistema respiratório, que incluem a boca e nariz, traquéia e pulmões. Problemas respiratórios em crianças pequenas podem variar de leve congestão nasal a obstrução completa da traqueia ou traqueia.
O problema respiratório da criança pode se revelar de várias formas, dependendo da causa e da gravidade do problema. problemas respiratórios. De acordo com o Dr. Nocton, os sintomas de desconforto respiratório, ou dificuldade respiratória, podem incluir respiração rápida, respiração superficial, chiado, narinas dilatadas, bufando e um som de assobio durante a respiração. Outros sinais de problemas respiratórios incluem tosse excessiva, respiração bucal e interrupção temporária da respiração.
Causas
As causas comuns de problemas respiratórios da criança incluem alergias, asma e doenças do trato respiratório superior. Alergias ocorrem quando o bebê desenvolve sensibilidade a certas substâncias, como pólen e pêlos de animais, o que leva a vários sintomas - incluindo congestão nasal e espirros - que podem contribuir para problemas respiratórios. Caracterizada pela inflamação nos brônquios e bronquíolos - pequenos tubos nos pulmões de sua criança - a asma geralmente surge como resultado de alergias e é difícil de diagnosticar em bebês e crianças pequenas, de acordo com a Asthma and Allergy Foundation of America. Doenças respiratórias superiores, como o resfriado comum, muitas vezes causam um nariz escorrendo ou obstruído, bem como uma dor de garganta e gotejamento pós-nasal, o que poderia levar a problemas respiratórios em crianças.
Problemas respiratórios graves em seu bebê podem ser fatais e exigem atenção médica imediata para minimizar possíveis complicações. Entre em contato com seu médico se você estiver preocupado com a respiração da criança ou se notar que ela está lutando ou com falta de ar. No caso de o seu filho ficar suado, excessivamente pálido ou azul, procure atendimento médico imediatamente, como recomendado por Robin Barker, enfermeira e autora do livro “A criança poderosa”.
Considerações
Crianças pequenas freqüentemente desenvolvem doenças de curto prazo, como resfriado comum, garupa e gripe, saber como reagir a problemas respiratórios leves pode ajudá-lo a manter a calma em uma situação potencialmente estressante. Ao lidar com crupe, Barker sugere que você se concentre em acalmar seu filho, a fim de retardar sua respiração e ritmo cardíaco. Considere cantarolar uma das músicas favoritas do seu filho ou ler uma história para ela enquanto a segura para ajudar a distraí-la para que ela não entre em pânico. Segundo a Clínica Mayo, umidificadores podem diminuir a congestão nasal e o nariz escorrendo, enquanto gotas salinas no nariz podem ajudar a secreções finas de muco. , , ] ]