Um nariz escorrendo ou entupido que persiste ou recorre ao longo do tempo pode ser devido a uma alergia ao bolor, um tipo de fungo. Cepas de mofo que crescem em folhas caídas podem viver e se reproduzir em amplas faixas de temperatura, produzindo sintomas de saúde na maior parte do ano. Os pacientes devem aprender a causa da rinite alérgica para tratar com sucesso ou evitar problemas de saúde. Aqueles que suspeitam de um problema com alérgenos de mofo devem tomar nota de seus sintomas e discuti-los com seus médicos.
Os moldes foliares se alimentam de folhas mortas e se reproduzem enviando esporos para o ar, para viajar, se estabelecer e crescer. Os sintomas de saúde das alergias ao mofo surgem quando as pessoas respiram esses alérgenos microscópicos. Os sintomas físicos que surgem depois de ajuntar ou caminhar pelas folhas podem ser atribuídos ao molde com alguma certeza. No entanto, os pacientes podem experimentar problemas respiratórios ou comichão sempre que o ar exterior carrega níveis elevados de esporos de fungos invisíveis. De acordo com o Centro Médico da Universidade de Maryland (UM), testes cutâneos e sanguíneos distinguem mofo de pólen e outras fontes de alergias.
Conceitos errados
A condição médica rinite alérgica pode ser classificada como sazonal ou perene. Os sinais de rinite que ocorrem no inverno depois de uma geada forte, quando os fungos estão dormentes, podem ser causados por alérgenos internos, aconselha a Fundação de Asma e Alergia da América (AAFA). Pacientes que desenvolvem alergias ao molde ao ar livre em climas amenos, no entanto, podem facilmente confundir irritantes internos com a origem de suas doenças. Ausentes pistas sazonais, eles podem culpar os moldes internos, ácaros ou animais de estimação por seus sintomas. Os exames médicos definitivos podem ser necessários para esclarecer um diagnóstico.
Sintomas
A rinite produz os mesmos efeitos para a saúde, seja na estação ou durante o ano todo. Alergias a fungos nas folhas podem causar coceira nos olhos, ouvidos ou garganta, informa o Centro Médico UM. Olhos e narizes podem ficar vermelhos e se encher de líquidos. As alergias ao mofo produzem então coriza, gotejamento pós-nasal e congestão sinusal. Uma tosse seca e dor de garganta podem se desenvolver.
As alergias não tratadas causam danos à saúde respiratória. Os círculos escuros indicam períodos prolongados de sintomas de rinite provocados pela inflamação do seio. A Clínica Mayo observa que a inalação de bolor freqüentemente pode resultar em pneumonite de hipersensibilidade. Indivíduos que trabalham nas indústrias de paisagismo ou agricultura, por exemplo, podem adquirir efeitos pulmonares crônicos pela exposição prolongada a fungos.
Prevenção
Prevenir os sintomas implica evitar contato com fungos e usar medicamentos, relata a AAFA . Os pacientes alérgicos devem evitar a jardinagem e permanecer em ambientes fechados no final do verão, quando o clima é úmido e as contagens de mofo são altas. Medicamentos anti-histamínicos e descongestionantes podem proporcionar alívio dos sintomas em curto prazo. O tratamento contínuo com corticosteróides nasais pode prevenir sintomas de alergia durante todo o ano.