O Xenadrine RFA-1 foi comercializado pela Cytodyne Technologies como um suplemento de ervas usado para auxiliar na perda de peso termogênico. O RFA-1 foi descontinuado em fevereiro de 2003, logo após a morte do lançador do Baltimore Orioles, Steve Bechler. Bechler morreu de insolação depois de tomar uma pílula mais do que a dose recomendada de duas pílulas Xenadrine RFA-1. Após esse evento, o governo começou a investigar o Cytodyne e a combinação de ingredientes contidos no RFA-1. Esta combinação é muitas vezes referida como ECA, ou Efedrina-Cafeína-Aspirina.
Efedrina
Xenadrine RFA-1 contém 25 mg de alcalóides de efedrina, sob a forma de ma huang, um suplemento de ervas que tem sido ilegal nos Estados Unidos. Quando metabolizados, os alcalóides da efedra tornam-se efedrina. Um estudo realizado pelo National Institutes of Health indica que o uso de efedrina resulta em uma redução da massa corporal, porcentagem de gordura e massa gorda. A efedrina funciona aumentando a quantidade de adrenalina no corpo. A adrenalina, também conhecida como noradrenalina, ajuda na quebra de gordura. A efedrina tem um efeito estimulante similar, porém mais suave do que a metanfetamina, e pode ser tóxica se tomada em grandes doses ou usada a longo prazo. Os efeitos do consumo de grandes doses de efedra incluem batimento cardíaco irregular (arritmia) e ritmo cardíaco acelerado (taquicardia). O uso a longo prazo pode resultar em hipotensão, derrame hemorrágico e morte.
Cafeína
A cafeína à base de plantas é outro ingrediente do Xenadrine RFA-1 e é obtido através de um extrato da erva guaraná. Embora seja contra a lei para vender a combinação de cafeína e amp; a efedrina quando comercializada como droga, esta combinação está sujeita a menos regulação quando oferecida como suplemento de ervas. RFA-1 contém 200 mg de cafeína, o que amplifica os efeitos da efedrina. Um estudo publicado na edição de junho de 2005 da "Clinical Pharmacology &Therapeutics" descobriu que essa combinação resulta em um aumento nos níveis de glicose no sangue e uma diminuição nos níveis de potássio. Isso pode ser perigoso para alguns usuários de RFA-1, pois esses efeitos podem piorar condições como hipertensão e intolerância à glicose.
Aspirina
A casca de salgueiro branco é outro ingrediente à base de plantas que contém salicina, que é metabolizada em ácido salicílico. (aspirina). A casca do salgueiro branco aumenta e prolonga a atividade da cafeína e da efedra, tornando-as mais eficazes. A aspirina não mostrou indicações de ajuda na perda de peso quando consumida sozinha. No entanto, quando combinado com cafeína e efedrina, evita a quebra da adrenalina, o que ajuda a "queimar" a gordura. Os consumidores geralmente pensam que os produtos que contêm ingredientes à base de ervas ou "naturais" são mais seguros do que os produtos oferecidos como remédios. Na verdade, esses produtos podem ser tão perigosos, se não mais perigosos, do que as drogas, porque as ervas não exigem a aprovação da Food and Drug Administration. Assim como a aspirina aumenta os efeitos positivos da efedrina e da cafeína, também aumenta os efeitos adversos. Por causa disso, a combinação dos três pode ser letal.