casa | | Informação em Saúde > | Saúde | Doenças e Lesões
Como o estresse afeta o sistema imunológico?
A conexão com o sistema imunológico O sistema imunológico é definido pelo National Cancer Institute como um sistema complexo de células, órgãos e tecidos que protegem o corpo contra bactérias, vírus e microorganismos. organismos que tentam invadir. Cientistas e pesquisadores sabem há anos que existe uma conexão entre o estresse e o sistema imunológico. Um relatório na edição de novembro de 1990 do Psychological Bulletin, afirma que o estresse suprime a função do sistema imunológico e que, com o tempo, o sistema imunológico não se adapta, mas continua a se desgastar. O que foi destinado a proteger o corpo, começa a prejudicá-lo quando não regulamentado. O efeito do estresse sobre o sistema imunológico tem sido associado ao câncer, à Aids e a outros distúrbios autoimunes. Demasiado estresse - A forma como o estresse afeta o sistema imunológico é complicada, mas é bem explicada por Harrison Wein, Ph. D, no boletim do National Institutes of Health, "Word on Health". No artigo, "Estresse e Doença: Novas Perspectivas", o Dr. Wein afirma que o estresse produz um hormônio no corpo chamado cortisol. O cérebro reconhece o cortisol como o hormônio da "luta ou fuga", e quando é produzido, outras funções do corpo são interrompidas até que a situação estressante tenha passado. Esta é a maneira do corpo de cuidar de uma emergência imediata. O sistema imunológico também recebe sinais para desacelerar enquanto o cortisol faz seu trabalho. Mas com o estresse crônico, no entanto, o sistema imunológico permanece em baixa velocidade, deixando o corpo vulnerável a infecções e doenças. Doenças comuns causadas ou agravadas pelo estresse são doenças cardiovasculares, problemas digestivos, doenças da pele e falta de memória.
Muito pouco estresse
Segundo o Dr. Wein, você também pode ter muito pouco estresse no corpo também. Se isso acontecer, não há sistema que coloque o sistema imunológico em cheque. Quando deixado para fazer o que quer, o sistema imunológico geralmente começa a atacar invasores saudáveis e, quando isso acontece, você pode desenvolver doenças inflamatórias como artrite ou tendinite. A população em geral, no entanto, não precisa se preocupar com muito pouco estresse.
A Clínica Mayo relata que quando os níveis de hormônios do estresse caem, então outros processos do corpo, como o coração taxa e função imunológica retornam ao normal. À medida que os níveis de cortisol diminuem, as células do sistema imunológico começam a retomar seu papel de proteger o corpo.
Embora você não possa evitar todas as tensões que surgem, você pode aprender a controlar sua reação. Aprender a lidar com o estresse de maneira saudável minimizará os efeitos negativos que ele tem sobre o sistema imunológico. A Mayo Clinic recomenda meditação, exercício, aconselhamento e boas relações interpessoais como formas construtivas de lidar com os desafios diários da vida.