casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

O que é dicloroacetato de sódio?

O dicloroacetato de sódio, comumente referido simplesmente como dicloroacetato ou DCA, é uma forma tamponada de ácido dicloroacético. Este composto químico sintético ganhou atenção porque mostra algum potencial como tratamento contra o câncer. A forma tamponada do ácido dicloroacético não é um ácido e pode ser tomada por via oral sem causar queimaduras. O dicloroacetato de sódio não é um medicamento aprovado pela FDA e, portanto, não está prontamente disponível como produto de grau farmacêutico. Consulte o seu médico se você estiver interessado neste tratamento potencial, que ainda está em estágios iniciais de pesquisa.

Usos

O único uso médico confirmado para dicloroacetato de sódio é para a remoção de verrugas e outros crescimentos da pele, de acordo Pesquisadores testaram em seres humanos para diminuir o acúmulo de ácido láctico, ou acidose láctica, em doenças raras que envolvem o metabolismo ou causadas por ferimentos graves na cabeça e malária. Os efeitos colaterais têm sido um problema com este possível tratamento.

Teorias /especulação

Médicos da Universidade de Alberta têm pesquisado mitocôndrias em células cancerígenas, de acordo com a ACS. As mitocôndrias são estruturas funcionais minúsculas dentro de todas as células. No laboratório, as mitocôndrias anormais pareciam manter as células cancerígenas vivas. Como o dicloroacetato de sódio pode afetar uma enzima importante nas mitocôndrias, os pesquisadores teorizaram que ele poderia normalizar o funcionamento das mitocôndrias na célula cancerosa, o que poderia torná-lo não canceroso. Um estudo realizado pela Universidade de Alberta "Cancer Cell" mostrou que o dicloroacetato retardou o crescimento de células cancerígenas em laboratório e que ratos que beberam água tratados com essa substância tiveram um crescimento muito mais lento do que os ratos que não beberam esse tipo de água. O site da Universidade de Alberta explica que o dicloroacetato não afeta o tecido não canceroso, ao contrário da maioria dos tipos de quimioterapia. O estudo "Célula do Câncer" descobriu que o dicloroacetato mata as células do câncer de cérebro, mama e pulmão. Outras pesquisas em laboratório e em animais, apontadas pela ACS, indicam efeitos do dicloroacetato de sódio em tipos específicos de câncer. A radiação parece mais eficaz contra as células cancerígenas da próstata se já tivessem sido expostas ao dicloroacetato. As células de câncer de mama em ratos não se espalharam tanto se os ratos receberam esta substância, e as células de câncer endometrial leve a moderadamente invasivas foram mais propensas a morrer quando expostas ao dicloroacetato.

Segurança

Unidos, apenas médicos envolvidos em pesquisas com dicloroacetato de sódio podem obtê-lo legalmente, porque não é um medicamento ou suplemento aprovado. As pessoas podem participar de estudos clínicos com o tratamento e algumas obtiveram on-line, de acordo com a ACS. A ACS alerta que alguns fornecedores vendem apenas dicloroacetato de sódio industrial ou de nível técnico, que não é fabricado com os mesmos padrões de qualidade da forma farmacêutica. O dicloroacetato de sódio também está associado a inúmeros efeitos colaterais, incluindo danos nos nervos, resultando em fraqueza e dormência, dano ao fígado e baixa taxa de açúcar no sangue. Além disso, alguns estudos em animais indicaram que o dicloroacetato causa câncer de fígado.