casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Quais são as funções da ligação de anticorpos e antígenos?

Os anticorpos são um tipo de proteína especializada gerada pelo sistema imunológico. Cada um dos anticorpos contém duas proteínas da cadeia pesada, que se ligam a duas proteínas de cadeia leve mais pequenas. A cadeia leve contém uma região variável que permite que um anticorpo se ligue a um antígeno específico. Por exposição a um material estranho, ou antígeno, células especializadas do sistema imune geram anticorpos que se ligam ao antígeno. Anticorpo de ligação a um antígeno tem muitas funções, tanto dentro do corpo e em testes de laboratório.

Defesa Contra Infecção

A principal função da ligação anticorpo-antígeno dentro do corpo é lutar contra infecções. Existem vários tipos diferentes de anticorpos sintetizados no corpo, com a maioria dos anticorpos classificados como imunoglobulina G ou IgG. Os anticorpos IgG produzidos pelos linfócitos de células B, um tipo de glóbulos brancos, circulam pelo corpo dentro do sangue e ligam-se a qualquer antígeno disponível. A ligação anticorpo-antígeno então estimula a ativação de outras células do sistema imunológico, que englobam a partícula estranha. Defeitos na ligação anticorpo-antígeno impedem o sistema imunológico de reconhecer e atacar partículas estranhas dentro do corpo. Sem a devida função de anticorpo, a pessoa fica vulnerável a infecções e doenças.

A ligação anticorpo-antígeno também tem um papel na terapia do câncer, e o uso de terapêuticas baseadas em anticorpos permite a ação seletiva. direcionamento de células cancerígenas. As drogas quimioterápicas tradicionais têm como alvo as células em proliferação ao longo de todo o corpo, sejam essas células cancerosas ou não. Isso resulta em danos a vários tecidos normais em todo o corpo como efeito colateral do tratamento, o que pode causar desconforto e dor ao longo do tratamento quimioterápico. Terapias baseadas em anticorpos consistem em anticorpos projetados para ligar seletivamente proteínas encontradas em células cancerígenas. A droga anticorpo se liga ao seu antígeno na superfície da célula cancerosa e estimula o sistema imunológico natural do corpo a atacar e matar a célula cancerosa. Uma vez que o anticorpo se liga seletivamente às células cancerígenas, as populações de células proliferativas saudáveis ​​não são afetadas pela terapia, diminuindo os efeitos colaterais experimentados durante o tratamento. O Instituto Nacional do Câncer indica que Herceptin, uma terapêutica para o câncer de mama, usa ligação anticorpo-antígeno para atacar e matar células de câncer de mama.

Testes de Laboratório

Anticorpo-antígeno vinculativo também tem uma função em laboratório e testes médicos . Como os anticorpos se ligam especificamente a um antígeno, o uso de anticorpos durante o teste laboratorial pode indicar a presença de um fator específico dentro de uma amostra de tecido. A ligação anticorpo-antígeno pode ser usada para detectar a presença de uma proteína específica dentro de células específicas, um pedaço de tecido de biópsia ou o sangue. O NYU Langone Medical Center indica que testes baseados em anticorpos são rotineiramente usados ​​para caracterizar câncer e ajudar a distinguir entre os tipos de linfoma. Testes de ligação anticorpo-antígeno no laboratório detectam a presença de uma proteína específica testando a ligação de um anticorpo. Se uma amostra for positiva para um antígeno, o anticorpo correspondente se ligará fortemente à amostra, de modo que a presença do anticorpo atua como um marcador para a presença do antígeno. Se uma amostra for negativa para um antígeno, o anticorpo não se ligará.