Nem todos os malmequeres são criados iguais. Os Institutos Nacionais de Saúde explica que o calêndula que você encontra na maioria das hortas é da variedade tagetes, que é puramente ornamental. A variedade de calêndula que proporciona benefícios para a saúde é calêndula. As flores da calêndula calêndula têm sido utilizadas há séculos para os seus benefícios para a saúde.
Conteúdo antioxidante alta
Cravos-de-defunto contêm numerosos carotenóides antioxidantes que dão as pétalas suas cores laranja e amarelas brilhantes. Um antioxidante é um composto que ajuda a proteger as células de danos causados por radicais livres ou moléculas perigosas. Os radicais livres são subprodutos de funções corporais normais ou fatores ambientais, como fumaça de cigarro ou poluição. Os radicais livres podem danificar as células a ponto de danificarem o DNA, e podem levar a doenças e várias formas de câncer. A alta ingestão de antioxidantes ajuda a combater os danos dos radicais livres. Os carotenóides primários nos malmequeres são a luteína e a zeaxantina, frequentemente emparelhados, e o licopeno. O Instituto Linus Pauling relata que a luteína e a zeaxantina são os únicos antioxidantes encontrados na retina do olho, protegendo o olho do desenvolvimento de catarata e degeneração macular. O licopeno é relatado para reduzir o risco de câncer de próstata e doenças cardíacas. Os antioxidantes em malmequeres ajudam a combater e prevenir o câncer, de acordo com um estudo na edição de outubro de 1998 do The Journal of Nutrition. Neste estudo, pesquisadores da Washington State University examinaram os efeitos da luteína, um antioxidante extraído de malmequeres, em tumores de câncer de mama. Os resultados do seu estudo mostram que a luteína não só reduziu o número de tumores na mama, mas também impediu o desenvolvimento de novas células cancerígenas. Os pesquisadores descobriram que, mesmo em pequenas quantidades na dieta, a luteína dos cravos-de-defunto teve um efeito positivo. Marigold também foi encontrado eficaz contra as células de câncer de leucemia, cólon e melanoma.
Cicatrização de feridas
Um dos usos folclóricos de calêndula tem sido na área de cicatrização de feridas. Esfregado em queimaduras, arranhões e pele irritada, malmequeres fornecem alívio. Quando testados em ratos, pesquisadores no Brasil descobriram que um dos mecanismos para a cicatrização de feridas vem de malmequeres que têm a capacidade de promover o crescimento de novos tecidos da pele, bem como novos vasos sangüíneos que alimentam a pele. Na edição de fevereiro de 2011 da revista médica brasileira Acta Cirurgica Brasileira, pesquisadores também afirmam que o calêndula atua como um anti-inflamatório, devido à presença de outros compostos, incluindo triterpenos e esteróides. pétalas de calêndula podem ser secas e usadas como tempero no lugar do açafrão, mergulhadas em água quente para um chá ou usadas em saladas frescas. Tenha em mente que os cravos-de-defunto são um produto à base de plantas e, como acontece com qualquer erva, existe o risco de reações adversas ou efeitos colaterais. Se você está atualmente sendo tratado de uma condição médica ou se está tomando algum medicamento, converse com seu médico antes de consumir qualquer produto à base de plantas, até malmequeres.