O Ganoderma lucidum, comumente chamado de reishi, é derivado do cap e do caule do cogumelo reishi japonês. O Reishi é uma erva medicinal popular há pelo menos 2.000 anos no Extremo Oriente, onde é considerado o cogumelo da longevidade e da eterna juventude. Reishi está disponível fresco ou seco para uso em alimentos, bem como na forma de cápsula, comprimido e extrato concentrado.
Mecanismo de Ação
Reishi tem efeitos analgésicos, antifúngicos, antivirais, antiparasitários, cardiovasculares e antidiabéticos. , afirma o site Vitamin-Supplements.org. Fitoquímicos são compostos antioxidantes potentes encontrados em plantas que são pensados para prevenir doenças em humanos. Os principais ingredientes ativos do reishi são dois fitoquímicos conhecidos como polissacarídeos beta-glucanos e triterpenos. Os fitoquímicos em reishi são relatados para prevenir danos induzidos por radicais livres no corpo, reduzir os sintomas de alergia, tratar e prevenir a hipertensão e estimular a produção de anticorpos de suporte imunológico. Reishi também é apresentado como um adaptogen, uma substância pensada para reduzir os efeitos do estresse mental, físico e emocional.
Cancro
De acordo com o Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, o reishi é usado como um estimulante imunológico por câncer e pacientes com HIV. Reishi também pode ajudar a prevenir o crescimento e a proliferação de tumores. Além disso, MSKCC afirma que reishi foi encontrado para aumentar a quantidade de antioxidantes no plasma sanguíneo e aumentar a imunidade de pacientes com câncer em estágio avançado. No entanto, o Reishi pode interagir negativamente com certos medicamentos contra o câncer, e se você tiver câncer, deve tomar reishi apenas sob a supervisão de seu médico.
Cardiovascular Health Review
O Reishi é pensado para apoiar e promover a saúde cardiovascular e Praticantes da Medicina Tradicional Chinesa usam-no para o tratamento da doença arterial coronariana. Phyllis Balch afirma em seu livro “Prescription for Nutritional Healing” que o reishi é usado para prevenir a pressão alta e doenças cardíacas, diminuir os níveis elevados de colesterol e melhorar o fluxo sanguíneo para o coração. Reishi também ajuda a prevenir coágulos sanguíneos, mantendo o sangue fino e evitando que ele se aglutine, uma condição conhecida como agregação plaquetária.
Usos adicionais alegados
Medicina Tradicional Chinesa usa reishi para retardar o envelhecimento; reduzir a inflamação; purifica o sangue; apoiar a função hepática, renal e nervosa; e melhorar a função do trato urinário inferior em homens. Ele também é usado para tratar a febre do feno, insônia, fadiga, infecções virais, úlceras estomacais, depressão e impotência. Esses usos são baseados em evidências anedóticas, no entanto, e não em pesquisas científicas sólidas.
Dosagem e Precauções
De acordo com o site vitamin-supplements.org, a dosagem terapêutica do reishi para manutenção e prevenção da saúde é de 2,5 gramas. por dia, divididos em quatro doses e tomados com o estômago vazio. O Reishi pode causar efeitos colaterais indesejados, como nariz e garganta secos, náuseas, vômitos, tontura e desconforto gastrointestinal. O Reishi também pode interferir na ação de certos medicamentos, incluindo imunossupressores, anticoagulantes e certos medicamentos quimioterápicos. Converse com seu médico antes de suplementar com o reishi.