Nadar em lugares como piscinas, banheiras de hidromassagem, lagos e rios pode aumentar a infecção em pacientes de quimioterapia. Na verdade, a Fundação Cure Our Children recomenda evitar completamente piscinas públicas. O tratamento de quimioterapia diminui a capacidade do seu sistema imunológico de combater doenças, o que o deixa mais suscetível à infecção por germes na água. Felizmente, uma área de piscina privada desinfetada pode fornecer uma opção de natação segura. No entanto, consulte o seu médico antes de nadar.
Quimioterapia
A quimioterapia, um tratamento contra o câncer, consiste em vários medicamentos administrados principalmente através de suas veias, ou por infusão intravenosa. As drogas quimioterápicas funcionam de maneiras um pouco diferentes, mas geralmente matam as células cancerígenas, encolhem tumores e também podem proibir a disseminação, ou metástase, das células cancerígenas por todo o corpo, de acordo com "Harvard Health Publications". Infelizmente, as drogas quimioterápicas não apenas matam as células cancerígenas, mas também destroem muitas células saudáveis.
Infecção
Uma infecção acontece quando os germes entram no seu corpo e se multiplicam. As infecções geralmente ocorrem em pacientes com câncer, por causa de doenças, como leucemia e linfoma, juntamente com os efeitos colaterais imunossupressores da quimioterapia, de acordo com o site da Chemocare. Vários órgãos do seu corpo ajudam a combater infecções; Por exemplo, sua pele e membranas mucosas inibem os germes de entrarem em seu corpo. Seus gânglios linfáticos filtram substâncias nocivas, como bactérias, para eliminação pelos glóbulos brancos que combatem infecções. Quando a contagem de células brancas do sangue cai muito baixa, é mais provável que você receba uma infecção.
Recreational Water Illnesses
Nadar em lagos, rios, oceanos, piscinas e banheiras de hidromassagem pode promover doenças recreativas da água, ou RWIs, em pacientes de quimioterapia, bem como na população geral. Os RWIs podem ocorrer por ingestão, inalação ou contato com água contaminada e infestada de germes. Um número de infecções, incluindo gastrointestinal, pele e respiratória, vêm de RWIs, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças. A diarreia, supostamente o RWI mais comum, pode resultar de germes, como cryptosporidium e E. coli. Você compartilha a água com muitas pessoas que, em média, têm cerca de 0,1 g de matéria fecal contaminante em seus fundos, relata o CDC. Além disso, a alta temperatura da água em banheiras de hidromassagem dificulta a desinfecção, criando um ambiente próspero para o crescimento de bactérias.
Safe Swimming
Piscinas privadas altamente desinfectadas e banheiras de hidromassagem podem lhe proporcionar uma experiência de água mais segura tomando quimioterapia. Verifique regularmente os níveis de desinfecção das piscinas - especialmente as banheiras de hidromassagem - para garantir o controle dos germes causadores de infecções. Use sapatos ao redor de sua piscina ou banheira de hidromassagem e aplique loção para o corpo para proteger seus pés contra ferimentos e sua pele de rachaduras - permitindo que os germes entrem facilmente no seu sistema. A Fundação Cure Our Children também recomenda que você cubra uma linha central, ou um cateter inserido, com uma barreira de água adequada, como Tegaderm e fita, antes de nadar. Troque e limpe seu curativo imediatamente após nadar.