A cintilografia óssea é um exame de imagem nuclear usado pelos médicos para procurar áreas de aumento ou diminuição do metabolismo ósseo. Os médicos costumam usar este estudo em conjunto com outros testes para diagnosticar infecções ósseas, câncer ou outras doenças ósseas degenerativas.
Durante uma varredura óssea, um técnico injeta um material radioativo em uma veia. A substância viaja através da corrente sanguínea, órgãos e ossos. Depois que a substância desaparece, ela libera radiação que o equipamento de imagem pode captar. Os Institutos Nacionais de Saúde explica que os exames ósseos realizados para procurar uma infecção no osso envolvem uma varredura de três fases. Os técnicos tiram fotos logo após o técnico injetar o material radioativo e novamente três a quatro horas depois, depois que o material foi coletado nos ossos. Se um médico está usando a cintilografia óssea para detectar câncer nos ossos, o técnico tira as imagens apenas três a quatro horas após a injeção do material radioativo.
Resultados Anormais
Resultados anormais não significam necessariamente que uma pessoa tem uma doença óssea. Resultados anormais significam que o material radioativo não se distribuiu uniformemente por todo o osso. O radiologista procura pontos mais escuros chamados pontos quentes, bem como pontos mais claros, chamados pontos frios, para procurar lugares onde o material radioativo possa ter se acumulado. Embora a cintilografia óssea seja sensível a anormalidades ósseas, ela é menos útil para determinar a causa da anormalidade, de acordo com a MayoClinic.com.
Quando um radiologista percebe pontos quentes nas imagens, Ele freqüentemente recomenda mais testes para ajudar a determinar a causa. Um médico pode solicitar exames de sangue em outros exames de imagem mais detalhados, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética, ou uma amostra de tecido ósseo chamada biópsia, para ajudar a diminuir a causa real dos pontos quentes nas imagens. Uma varredura óssea pode ajudar médicos a diagnosticar infecções ósseas ou osteomielite, tumores ósseos e fraturas. As varreduras ósseas também são úteis para determinar se o câncer se espalhou ou se metastizou para os ossos. Os resultados podem mostrar células ósseas anormais e artrite avançada, bem como ajudar a determinar a causa da dor óssea.
Riscos
Como os técnicos devem injetar material radioativo na veia, os médicos não recomendam o teste para mulheres que são grávida ou amamentando. Se uma mulher deve fazer o teste durante a amamentação, o National Institutes of Health explica que ela deve bombear o leite materno, mas jogá-lo fora por pelo menos dois dias. Risco de reação ao material radioativo é raro, mas pode causar erupção cutânea, inchaço e reação anafilática grave.