Antineoplásicos, também conhecidos como agentes quimioterápicos, são usados para tratar o câncer - o crescimento invasivo e descontrolado de células anormais. Agentes quimioterápicos tratam o câncer inibindo o crescimento celular. Infelizmente, a maioria dos agentes não é seletiva apenas para células cancerígenas. Ou seja, eles afetam todos os tipos de células, mais proeminentemente aqueles com o crescimento mais prolífico.
Problemas de Sangue
A medula óssea é responsável pela produção de plaquetas, glóbulos vermelhos e glóbulos brancos. As plaquetas ajudam a parar o sangramento. Os glóbulos vermelhos transportam oxigénio no sangue. Os glóbulos brancos fazem parte da defesa do sistema imunológico contra organismos invasores e ajudam a reparar tecidos danificados. A medula óssea está constantemente produzindo novas células vermelhas e brancas para substituir as células velhas. A quimioterapia inibe esse crescimento, que pode causar plaquetas baixas e baixas contagens de células vermelhas e brancas. Plaquetas baixas podem levar a sangramento; baixa contagem de células vermelhas é chamada de anemia, e a fadiga é um sintoma proeminente. Baixas contagens de células brancas deixam uma pessoa vulnerável à infecção.
GI Side Effects | De acordo com a CancerCare, uma organização nacional sem fins lucrativos que fornece apoio àqueles afetados pelo câncer, problemas gastrointestinais comuns incluem náuseas, vômitos, feridas na boca , diarréia e constipação. Medicamentos e mudanças na dieta podem ajudar.
Perda de cabelo A perda de cabelo, também conhecida como alopecia, é um efeito colateral comum da quimioterapia. A perda de cabelo geralmente começa duas a três semanas após o início da quimioterapia. O cabelo geralmente cresce de dois a três meses após o término da quimioterapia. Pode crescer de volta uma cor ligeiramente diferente, mais reto ou curlier.
Fadiga
A fadiga é muito comum, e pode ser devido ao câncer em si ou a quimioterapia. Outros fatores que contribuem potenciais incluem anemia, insônia, depressão e outros medicamentos, como analgésicos.
Problemas Nervos
De acordo com CancerCare, danos nos nervos da quimioterapia podem causar dormência, dor ou formigamento nas mãos e pés . Isso é conhecido como neuropatia periférica. Além dos sintomas nas mãos e nos pés, a neuropatia periférica pode dificultar a recuperação e pode causar perda de audição ou dor no maxilar, além de dificuldade para caminhar ou se equilibrar. O dano do nervo é muitas vezes temporário. Efeitos colaterais sexuais e reprodutivos Os efeitos colaterais sexuais e reprodutivos em homens incluem dificuldade em atingir ereções ou orgasmo e baixa libido. Os homens devem usar preservativo, mesmo que o parceiro esteja sob controle de natalidade, porque algumas drogas quimioterápicas são encontradas no sêmen, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer. Nas mulheres, a quimioterapia pode causar ondas de calor, infecções da bexiga ou da vagina, secura e comichão na vagina, períodos irregulares e diminuição do interesse pelo sexo. Se um homem ou uma mulher está em quimioterapia, contraceptivos devem ser usados, pois a quimioterapia pode causar defeitos congênitos.
Problemas de pele e unhas
Problemas de pele incluem sensibilidade ao sol, coceira, secura ou vermelhidão. As unhas podem ficar secas, amarelas e rachadas. Coceira repentina ou grave, erupções cutâneas ou urticária pode ser um sinal de uma reação alérgica e requer avaliação por um médico ou enfermeiro.
Alterações Fluidas
alterações no fluido induzidas por quimioterapia no corpo pode levar ao inchaço. Isso é chamado de edema periférico. Também pode ser causada por câncer e doenças cardíacas. Os sintomas associados ao inchaço que justifica chamar um médico incluem um batimento cardíaco irregular, falta de ar, inchaço repentino ou ganho de peso e diminuição da micção.
Outras alterações urinárias incluem urinar mais frequentemente, urina turva e alterações de cor. Um médico deve ser notificado de que essas alterações são acompanhadas por febre, calafrios, dor ou sangue. , , ] ]