Você pode associar capim-limão com um refrescante copo de chá aromatizado ou uma deliciosa refeição do sul da Ásia. Mas esta erva tem algumas propriedades surpreendentes que podem um dia ser aproveitadas para fins terapêuticos. Embora o capim-limão não seja usado atualmente como tratamento em humanos, estudos laboratoriais iniciais indicam que ele pode matar células cancerígenas ativando um processo chamado apoptose.
Definição de Apoptose
Em organismos multicelulares, número e tipo de células em um tecido ou órgão é rigidamente regulado. Diminuir ou interromper a replicação de células é uma maneira de limitar o número de células. Outra maneira é através do "suicídio" regulado das células existentes. Este processo é chamado de morte celular programada ou apoptose. Distingue-se da necrose, em que as células morrem devido a uma lesão aguda. Em vez disso, as células ativam sinais moleculares específicos que resultam em colapso da estrutura celular, fragmentação do DNA nuclear e quebra da membrana celular. A célula moribunda é rapidamente engolida por células macrofágicas do sistema imunológico.
Apoptose e câncer
A apoptose é um processo chave que mantém a função do tecido saudável. Ao longo da nossa vida, processos metabólicos normais ou exposições ambientais fazem com que algumas células sejam danificadas ou mutadas. Estes são tipicamente removidos através de morte celular programada ou apoptose, um processo que não causa inflamação local e deixa as células vizinhas não afetadas. Quando esse sistema regulatório é alterado, como por uma mutação, as células se acumulam inadequadamente no tecido. Apoptose defeituosa é, portanto, uma das causas do crescimento e progressão do tumor.
Lemon Grass
Cymbopogon citratus é o nome científico para a planta de capim-limão. Esta erva tropical aromática é usada como erva para temperar alimentos e bebidas na culinária asiática. Quando esmagadas, a grama e as flores amarelas perfumadas produzem um aroma de limão. Outros nomes comuns para a planta incluem erva febril, sereh, citroengras, te limon e zacate limon. A planta também tem sido aplicada na medicina tradicional como um anti-séptico e agora é usado na indústria de cosméticos.
Anticancer Atividade de capim-limão
Em 2009, pesquisadores do Instituto Indiano de Medicina Integrativa relataram que um essencial óleo da variedade de capim cidreira O Cymbopogon flexuosus foi capaz de induzir apoptose em células cancerígenas. O óleo de capim-limão foi eficaz em matar células de câncer de cólon, células de neuroblastoma e células de leucemia promielocítica. Além disso, o óleo causou apoptose em dois tipos de tumores sólidos em estudos com animais. Estudos anteriores da Universidade Ben Gurion de Negev, em Israel, indicaram que o citral, um ingrediente presente em óleos essenciais com limão, incluindo os de capim-limão Cymbopogon citratus, causa apoptose em células tumorais cultivadas em laboratório.