casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Alimentos que são ricos em Fucoidan

O fucoidano é um polissacarídeo sulfatado que ocorre naturalmente em vários tipos de algas castanhas, uma das formas mais comuns de algas marinhas no mundo. Os polissacarídeos são carboidratos compostos de múltiplos monossacarídeos, os blocos básicos de todos os carboidratos. Estudos in vitro produziram evidências promissoras de que o fucoidano pode trazer benefícios para a saúde humana, de acordo com o Memorial Sloan-Kettering Cancer Center. Enquanto algas comestíveis são um dos pilares da culinária do Extremo Oriente, eles ainda não são tão comuns no jantar ocidental.

Alimentos nutritivos ricos em fucoidan pode ajudar seu sistema imunológico a combater infecções e doenças. Um dos mais poderosos benefícios à saúde reivindicados pelo fucoidan é o seu suporte funcional ao sistema imunológico do corpo, segundo o nutricionista clínico Ken Babal, autor de “Seafood Sense”. Ele cita numerosos estudos que focalizaram este aspecto das propriedades medicinais do fucoidan. Babal observa que um pesquisador comparou a composição nutricional do fucoidan com a do leite materno, “o alimento imunossupressor mais perfeito conhecido”. O polissacarídeo dá um grande impulso ao sistema imunológico aumentando a fagocitose, o processo pelo qual os glóbulos brancos atacam e atacam. destruir patógenos, como bactérias e vírus. Fucoidan também aumenta o número de leucócitos maduros que circulam em seu corpo, reforçando assim a primeira linha de defesa contra infecções e doenças.

Anticancer Properties

Uma dieta rica em fucoidan também pode ajudar a prevenir e prevenir tratar o câncer. O Centro de Câncer Memorial Sloan-Kettering diz que vários estudos de laboratório mostraram que o fucoidan tem propriedades medicinais que podem ser úteis no combate a algumas formas de câncer, mas adverte que os dados humanos até o momento estão faltando. O centro cita um estudo que mostrou que o fucoidano parece inibir a disseminação de células cancerosas, impedindo a adesão de células tumorais à matriz extracelular. Em outro estudo, o fucoidan induziu apoptose, ou morte celular programada, no vírus da leucemia de células T humanas tipo I, ou HTLV-1, que causa leucemia de células T adulta. O polissacarídeo abre o caminho para a apoptose pela inativação do NF-kB, uma substância natural que regula as proteínas antiapoptóticas. Em “20 anos mais novo”, o fisiologista do exercício Bob Greene e especialista em nutrição Diane L. McKay discute algumas das algas comestíveis que contêm altos níveis de fucoidan. Kombu, popular em todo o Japão, mas particularmente em Okinawa, é uma alga de sabor suave que é o principal ingrediente de um caldo chamado dashi. Além do fucoidan, o kombu é rico em magnésio, um mineral essencial para a saúde ideal. O hijiki, também conhecido como hiziki, é rico em fucoidan, magnésio e potássio e é usado fresco como ingrediente de salada no Japão e em outras partes do Extremo Oriente. Se você gostou de sopa de miso, já comeu wakame, um vegetal verde que normalmente é encontrado flutuando na sopa. Também rico em manganês, o wakame tem altos níveis de sódio, portanto, limite sua ingestão para evitar aumentar drasticamente seu consumo de sódio. Limu moui, uma alga comestível popular na Polinésia, particularmente Tonga, também é rica em fucoidan. A maioria dessas algas marinhas pode ser encontrada em lojas de alimentos asiáticos, muitas vezes em forma seca.

Invertebrados marinhos

Uma equipe de pesquisadores russos no Pacific Institute of Bioorganic Chemistry de Vladivostok descobriu que várias espécies de invertebrados marinhos, alguns dos quais que são comestíveis, contêm altos níveis de fucoidan. Essas criaturas incluem anêmonas do mar, pepinos do mar, lesmas marinhas e lesmas, vermes marinhos segmentados, camarões coonstripe, caranguejos eremitas, caranguejos da neve, búzios e uma grande variedade de moluscos. Pesquisadores publicaram suas descobertas na edição de março de 2003 da "Bioquímica". , , ] ]