Gás mostarda, mais propriamente chamado de nitrogênio mostarda, é uma substância extremamente tóxica. Criado pelos alemães na Primeira Guerra Mundial, ele foi chamado o químico mais eficaz usado naquela guerra. Se os respiradores não foram usados, a taxa de mortalidade foi de cerca de 50 por cento. Qualquer parte do corpo exposto a ele sofrerá, desde queimaduras na pele até irritação severa dos tecidos do pulmão se o gás for inalado.
Descoberta da Quimioterapia
Durante a Segunda Guerra Mundial, alguns soldados que foram acidentalmente expostos ao gás mostarda foram encontrados para ter baixa contagem de células brancas do sangue, levando os médicos a suspeitar que a substância pode ter possibilidades como um agente de quimioterapia. Os glóbulos brancos e as células cancerígenas crescem muito rapidamente, e foi avançada a teoria de que o gás mostarda pode ter o mesmo efeito nas células cancerígenas do que nas células brancas do sangue. Alguns pacientes com linfomas avançados - o linfoma é um câncer dos glóbulos brancos - receberam uma forma de gás mostarda por veia. Os pacientes melhoraram, embora os efeitos não fossem duradouros.
Mostarda nitrogenada e quimioterapia
Algumas drogas derivadas da mostarda nitrogenada ainda são usadas na quimioterapia hoje. Eles geralmente são usados em combinação com outras drogas quimioterápicas. Mustargen, mustine e cloridrato de mecloretamina são todas as formas de mostarda nitrogenada. Esses medicamentos são injetados nas veias para linfomas e cânceres, e também usados como loção para lesões de pele de um tipo de linfoma. Preparações de mostarda nitrogenada são usadas no tratamento da doença de Hodgkin, linfoma não-Hodgkin e como quimioterapia paliativa em câncer de pulmão e mama. A quimioterapia paliativa não é uma cura, mas é usada para diminuir os tumores ou melhorar a qualidade de vida.
Toxicidade
Os medicamentos para mostarda nitrogenada são extremamente tóxicos. Na verdade, eles podem realmente causar câncer, bem como ajudar a curá-lo. O pessoal médico que prepara esses medicamentos deve usar roupas de proteção, como luvas, e evitar inalar o pó. De acordo com Drugs.com, o tratamento com Mustargen pode resultar no paciente desenvolver um segundo tumor maligno, e a Agência Internacional para Pesquisa sobre o Câncer o chama de "provável agente cancerígeno", ou agente causador de câncer.
Considerações
, , ] ]