Tanto homens quanto mulheres temem câncer. Muitos temem desenvolver tumores cerebrais devido a fatores ambientais ou atividades cotidianas, como o uso de um celular. Mais de 24.000 pessoas nos EUA desenvolvem tumores cerebrais a cada ano, de acordo com o Registro Central de Tumores Cerebrais dos Estados Unidos, e a sobrevivência depende da detecção e tratamento precoces. Portanto, conhecer os sinais e sintomas do câncer no cérebro é importante. Entender como os tumores afetam o sistema nervoso é o primeiro passo na detecção precoce.
Sintomas gerais
Um tumor é uma massa crescente de células. Conforme a massa cresce, ela pode exercer pressão sobre o cérebro, resultando em vários sintomas comuns. Infelizmente, esses sintomas podem ser difíceis de distinguir dos sintomas de problemas de saúde menos sérios. Por exemplo, mulheres com tumores cerebrais podem sentir dores de cabeça ou náuseas acompanhadas de vômitos. Quase 50 por cento das pessoas com tumores cerebrais têm dores de cabeça. Claro, dores de cabeça, náuseas e vômitos são sintomas de muitas outras coisas, incluindo a gravidez.
O câncer no cérebro pode produzir vários outros sintomas que afetam a vida diária. As alterações de personalidade são relativamente comuns em pessoas com tumores cerebrais, impulsionadas pelo aumento da pressão intracraniana em partes específicas do cérebro. Visão turva e perda de equilíbrio são outros sintomas que devem alertar uma mulher para um possível problema relacionado ao cérebro.
Convulsões
Outros sintomas podem ser mais preocupantes. Por exemplo, até metade das pessoas com câncer cerebral experimentam convulsões à medida que a pressão intracraniana aumenta devido ao crescimento do tumor. A maioria das convulsões não é causada por câncer no cérebro, portanto, uma convulsão isolada em uma mulher com história de convulsões - com epilepsia, por exemplo - provavelmente não é uma indicação de câncer no cérebro. As mulheres que experimentam convulsões devem estar atentas, mas não temer o pior.
As convulsões associadas ao tumor cerebral podem ter características específicas. Estes incluem convulsões que começam de repente em uma mulher que nunca teve convulsões antes, convulsões curtas que duram 2 a 3 minutos, perda de controle da função corporal e convulsões quando a mulher tem outros sintomas de câncer no cérebro.
O câncer cerebral pode ser acompanhado por sintomas confusos que não ocorrem em todas as pessoas. Freqüentemente, esses são sinais que um médico provavelmente identificará, como alterações reflexas e fraqueza muscular. Estes podem ser indicações de onde a massa do tumor é. Outros sintomas que podem indicar o crescimento do tumor em certas áreas do cérebro incluem zumbido ou zumbido nos ouvidos, visão dupla e falta de coordenação.
O que fazer
Uma mulher que está passando por algum dos sintomas acima deve primeiro consultar o seu médico. Muitos desses sinais podem parecer sérios, e ela pode pular para a conclusão de que é câncer no cérebro. Um médico pode ajudar a determinar a verdadeira causa dos sintomas com um exame médico completo, e técnicas de imagem adequadas podem identificar claramente a presença ou ausência de tumores. É importante não entrar em pânico, porque o risco de desenvolver câncer no cérebro é bastante baixo. O médico normalmente vai ter uma história cuidadosa e fazer um exame físico para testar reflexos e função muscular. Métodos de imagem para detectar câncer no cérebro incluem tomografia computadorizada e ressonância magnética.