Pimenta caiena tem sido usada por nativos americanos para fins gastronômicos e medicinais por vários milênios, diz o Centro Médico da Universidade de Maryland. Pimenta de Caiena também é utilizada como um remédio para problemas digestivos e circulatórios em outras tradições, como a medicina indiana ayurvédica, assim como a medicina tradicional japonesa e chinesa. A capsaicina é o que dá pimenta caiena seu sabor picante, bem como propriedades medicinais. A capsaicina pode causar danos ao fígado quando tomados em excesso; no entanto, é geralmente considerado benéfico para o fígado.
Dose e efeitos colaterais
Apesar de ser considerado geralmente seguro, pimenta de Caiena não é recomendado para crianças com idade inferior a 2. A dose de adulto para cápsulas de capsaicina é entre 30 mg a 120 mg tomado três vezes ao dia, diz o Centro Médico da Universidade de Maryland. Cápsulas de capsaicina são geralmente tomadas para aliviar problemas digestivos. Exceder a dose recomendada causa efeitos colaterais, como irritação no estômago, úlceras e danos nos rins. Consumo de pimenta de Caiena geralmente, no entanto, tem um efeito positivo sobre os testes de função hepática, de acordo com Drugs.com.
Capsaicina Melhora a Função do Fígado em uma edição de 2008, "O American Journal of Gastroenterology" publicou um estudo que descobriu os efeitos benéficos da capsaicina na patologia geral do fígado e funcionou em camundongos um dia após o tratamento com capsaicina. A lesão hepática foi induzida pela administração de cerca de 200 mg /kg de tioacetamida. Um dia após a injeção de tioacetamida, os camundongos foram injetados com capsaicina. A bioquímica hepática e a histopatologia foram realizadas dois dias após a injeção da tioacetamida. Os testes descobriram que a capsaicina geralmente tinha um efeito benéfico sobre a função hepática dos sujeitos de teste de camundongos. Estudos envolvendo seres humanos testados ajudarão a determinar se a capsaicina tem o mesmo efeito na função hepática humana.
Capsaicina e fibrose hepática
Um estudo publicado em uma edição de 1990 do "Journal of Hepatology" descobriu que a capsaicina reduziu a taxa de aumento de colágeno hepático em ratos com fibrose hepática pela metade. O estudo envolveu o uso de indivíduos em teste de ratos que tinham fibrose hepática induzida por ducto biliar. A fibrose hepática é um estágio vital no desenvolvimento da doença hepática à cirrose. A taxa de progressão da fibrose hepática induzida pelo ducto biliar em ratos tratados com capsaicina foi de apenas cerca de três vezes e meia, em comparação com o aumento de sete vezes nos ratos não tratados com capsaicina. Isso sugere o uso potencial de capsaicina no tratamento da fibrose hepática.
Capsaicina e lipídios do fígado |
"O Jornal Indiano de Pesquisa Médica" apresentou um estudo em uma edição de 1992 que descobriu que a capsaicina causou uma redução de 0,3 mg redução nos níveis de triglicerídeos no fígado em indivíduos de teste de ratos. O estudo usou ratos fêmeas crescentes que foram alimentados com uma dieta normal. O estudo também descobriu que a capsaicina não afetou os níveis de colesterol e fosfolipídios no fígado. Pesquisas adicionais envolvendo seres humanos provavelmente demonstrarão a potencial aplicação de capsaicina no tratamento de altos níveis de triglicerídeos.