casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

A creatina é boa para os atletas?

A creatina é uma substância química que ocorre naturalmente dentro do corpo e é responsável por fazer a energia necessária para os músculos funcionarem. Alimentos como carne e peixe contêm creatina; também está disponível como suplemento. A creatina é amplamente utilizada por atletas em muitos esportes por causa da crença de que aumentará sua massa muscular e ajudará em seu desempenho. De acordo com a Mayo Clinic, o consenso das evidências sugere que a creatina ajuda no desenvolvimento da massa e força muscular. No entanto, os resultados da pesquisa foram misturados quanto à eficácia da creatina no aumento do desempenho atlético. É importante consultar o seu médico antes de tomar qualquer tipo de suplementos.

Suplementos de creatina

A creatina está disponível em forma líquida ou granular de muitos fabricantes. Também pode ser administrado por via intravenosa; no entanto, as injeções devem ser administradas sob rigorosa supervisão médica. As soluções de hidratos de carbono aumentam a absorção de creatina nos músculos, pelo que devem ser incluídos em cada dose. Muitas bebidas de creatina contêm carboidratos, e a forma granular pode ser misturada com suco de frutas. A creatina faz com que os músculos retenham a água, por isso é importante manter-se adequadamente hidratado ao tomar creatina.

Dosagem

A creatina é administrada em duas fases: uma fase de carga e uma fase de manutenção. De acordo com a Mayo Clinic, se seu objetivo é aumentar sua força e performance atlética, você deve tomar 20 gramas de creatina diariamente durante a fase de carregamento. A fase de carregamento deve ser de quatro a sete dias. Após a fase de carregamento, você deve consumir de 2 a 5 gramas de creatina por dia para manutenção. Consulte o seu médico quanto à quantidade de creatina que é adequada para você, com base em suas necessidades individuais.

Atletas jovens

A creatina não é recomendada para indivíduos com menos de 18 anos. na Cornell Medical College, em Nova York, o uso de creatina existe em todos os níveis, começando no ensino médio. É amplamente utilizado por atletas em esportes como wrestling, futebol, hóquei e lacrosse. A National Collegiate Athletic Association (NCAA) proibiu escolas secundárias e faculdades de distribuir creatina para atletas em 2000.

Vários fatores influenciam a eficácia da creatina. A creatina é mais eficaz para pessoas mais jovens do que para pessoas com mais de 60 anos. Também é mais eficaz para melhorar seu desempenho se você se envolver em exercícios de alta intensidade e curta duração, como correr sprints. A creatina não é eficaz em melhorar o seu desempenho durante o exercício aeróbico.

Avisos

Os suplementos não são regulados pela Food and Drug Administration (FDA). Consequentemente, não há garantias quanto à autenticidade dos suplementos de creatina no varejo. Seu médico pode recomendar um fabricante respeitável de suplementos de creatina. Possíveis efeitos colaterais de tomar suplementos de creatina são náuseas, cólicas e diarréia.