A creatina é um aminoácido que o corpo pode obter de três maneiras: através de alimentos ricos em creatina, como peixe, carne vermelha e caça selvagem; produção pelo pâncreas, fígado ou rins; ou suplementos nutricionais desenvolvidos sinteticamente. A suplementação de creatina está ligada a uma série de efeitos colaterais, incluindo uma sensação de formigamento que pode ser causada por cãibras musculares ou por uma condição mais grave conhecida como síndrome compartimental. Se você estiver usando suplementos de creatina e sentir uma sensação de formigamento ou ardor na pele, procure atendimento médico imediato.
Cólicas Musculares
O uso de suplementos de creatina pode causar uma sensação de formigamento nos músculos que a creatina extra pode causar cãibras ou tornar-se incomumente vulnerável a tensões ou lágrimas. MayoClinic.com aponta que este efeito sobre os músculos pode ser devido menos à creatina extra e mais à reputação da creatina como um construtor de massa muscular magra. A creatina é um suplemento popular entre os atletas que podem se exercitar mais e com mais força do que normalmente durante a creatina, resultando em cãibras ou distensões musculares. Esses atletas acreditam que os suplementos os ajudarão a se tornarem mais musculosos e atléticos. De acordo com MayoClinic.com, estudos clínicos apóiam a idéia de que a creatina pode aumentar a massa muscular, mas não melhora a resistência atlética.
Síndrome Compartamental
Em casos raros, a suplementação de creatina causa uma emergência médica conhecida como síndrome compartimental. . Nessa condição, o inchaço dentro do tecido muscular da perna ou do braço causa um acúmulo de pressão que resulta em corte de sangue e oxigênio do membro afetado. Um indivíduo com síndrome compartimental sentirá uma sensação ardente de formigamento na pele que cobre o músculo, bem como dor intensa, sensação de aperto e dormência desconfortáveis ou possível paralisia. Síndrome do compartimento deve ser tratada cirurgicamente o mais rapidamente possível para evitar danos irreversíveis nos tecidos do membro.
Dosagem Recomendações
Se você optar por suplementar regularmente com creatina, a Universidade de Maryland Medical Center diz que 2 gramas de A creatina monohidratada tomada diariamente é uma dose segura para adultos. Alguns atletas tomam doses maiores de creatina de dois a cinco dias antes de um evento esportivo - 5 gramas de creatina monohidratada até quatro vezes ao dia -, mas não há evidências científicas para provar que o nível de dosagem é seguro para uso regular ou para pessoas não envolvido em atividade física extenuante. Não tome mais do que a dose recomendada e não dê suplementos de creatina a crianças ou adolescentes.
Considerações
Os suplementos de creatina não são regulados pela Food and Drug Administration dos E.U.A. Isso significa que qualquer pílula ou comprimidos de creatina comprados não foram verificados quanto à eficácia, pureza ou segurança. Além de formigamento, o consumo de creatina suplementar pode causar ganho de peso, diarréia, pressão alta e danos nos rins ou fígado. Pode também interferir com a função de medicamentos como diuréticos, probenicida, cimetidina e antiinflamatórios não-esteróides, como ibuprofeno e naproxeno. Converse com seu médico sobre os possíveis perigos antes de usar a creatina.