casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

O que a creatina faz ao cólon?

A creatina é um aminoácido que ocorre naturalmente em seu corpo e é produzido pelo fígado. Certos alimentos, como carne e peixe, contêm creatina também. A creatina desempenha um papel importante na produção de energia, mas também é usada para tratar certas condições médicas. Se você foi diagnosticado com uma doença do cólon, a creatina pode ser benéfica para o seu tratamento. Discuta as vantagens e desvantagens da creatina com o seu médico para determinar se é certo para você.

Creatina

A creatina é uma substância química que ocorre naturalmente em seus músculos. O produto químico ajuda a produzir energia quando você está fisicamente ativo e é frequentemente usado em suplementos para melhorar o desempenho atlético. A substância também é usada para ajudar no tratamento de doenças cardíacas, doenças pulmonares obstrutivas crônicas, distrofia muscular e doença de Parkinson, embora a pesquisa não seja conclusiva sobre a eficácia da creatina em nenhum desses casos. Enquanto a creatina não faz nada extra para um cólon saudável, a pesquisa sugere que a creatina pode ser benéfica para inibir o câncer de cólon. A creatina também pode ser prejudicial em certas situações.

Tumores do cólon

Quando as células saudáveis ​​do cólon sofrem mutação, o câncer de cólon pode se desenvolver. Células pré-cancerosas, também chamadas de pólipos, geralmente se desenvolvem vários anos antes do desenvolvimento do câncer de cólon. Os sintomas do câncer de cólon incluem uma mudança nos hábitos intestinais, sangue nas fezes, desconforto abdominal, fraqueza e perda de peso inexplicável. Se você foi diagnosticado com um tumor de cólon canceroso, o tratamento geralmente inclui cirurgia, quimioterapia, radiação ou uma combinação dos três. Um estudo de 2000 na revista "Physiological Reviews" sugere que a creatina pode inibir o crescimento de tumores do cólon cancerígenos. A creatina também pode ajudar a regular o crescimento celular normal, para que o câncer não se espalhe por todo o cólon. Um estudo semelhante de 1999 foi publicado no "British Journal of Cancer" e também mostra que suplementos de creatina podem inibir o crescimento do câncer de cólon.

Desvantagens

O uso prolongado de creatina pode ser prejudicial ao cólon. Um dos efeitos colaterais do uso de creatina é o ganho de peso. De acordo com um artigo de 2011 no "American Journal of Physiology", um índice de massa corporal elevado ou obesidade pode aumentar o risco de desenvolver câncer de cólon. Enquanto a creatina não causa câncer de cólon, ganhar uma quantidade insalubre de peso como efeito colateral do seu uso pode aumentar o risco. Problemas gastrointestinais são outro efeito colateral do uso de creatina. Porque o seu cólon é parte do seu sistema intestinal, creatina em excesso pode causar desconforto para esta área.

Considerações

Não tome creatina sem falar com seu médico primeiro. Se você tem câncer de cólon, seu médico irá determinar se a creatina é um método de tratamento adequado para você. Se a creatina for adequada para você, seu médico determinará a dose adequada com base em sua idade e histórico de saúde. Informe o seu médico sobre quaisquer medicamentos, suplementos ou remédios de ervas que você toma. Certas pessoas podem causar uma interação com a creatina.