Certos alimentos, medicamentos e aparelhos dentários podem causar feridas na boca - também chamado úlceras aftosas ou aftas. Os analgésicos tópicos podem aliviar as feridas na boca, mas também existem vários remédios caseiros que podem ajudar a aliviar o desconforto. Em alguns casos, ajustar sua dieta e evitar certos alimentos desencadeantes pode ajudá-lo a se sentir melhor. Massas na boca caseiras e alguns produtos vendidos sem receita também podem ser úteis.
Mudanças na dieta alimentar
Ajustar sua dieta para evitar alimentos que agravam as feridas na boca pode ser um remédio caseiro eficaz. Alimentos picantes, salgados e ácidos podem irritar feridas abertas e interferir na cicatrização. Suco de abacaxi, molho de tomate, nozes, mariscos e alimentos que contenham vinagre são irritantes comuns. Algumas pessoas acham que evitar produtos lácteos ajuda a prevenir úlceras recorrentes. Pode exigir alguma tentativa e erro para determinar quais os alimentos que desencadeiam suas feridas na boca.
Tratamentos Sore
Uma pasta fina de bicarbonato de sódio e água pode tirar a picada de feridas na boca. Os cotonetes são ideais para aplicar a pasta às aftas, pois a ponta macia minimiza a irritação. Você também pode tentar esfregar uma pequena quantidade de leite de magnésia nas feridas. Um enxágüe morno de água salgada pode proporcionar alívio. Swish a água salgada em torno de sua boca por 30 a 60 segundos, depois cuspi-lo. Cada um desses remédios pode ser repetido várias vezes ao dia até que as feridas se curem.
Os médicos não sabem ao certo por que algumas pessoas são propensas a feridas na boca, mas as deficiências vitamínicas podem desempenhar um papel. Um estudo de 2009 no "Journal of American Board of Family Medicine" descobriu que suplementos de vitamina B12 ajudaram a acelerar a cicatrização de aftas. Considere tomar 1.000 mcg de vitamina B12 como um suplemento diário para acalmar a irritação e prevenir novas aftas.
Mudanças no estilo de vida
Se você sofrer repetidamente de feridas na boca, fazer algumas mudanças no seu estilo de vida pode ajudar a reduzir a frequência das suas feridas. Escovar e usar fio dental diariamente pode ajudar a remover substâncias irritantes que podem causar feridas na boca. Certifique-se de usar uma escova de dentes com cerdas macias e evitar o creme dental que contém lauril sulfato de sódio, uma vez que esse aditivo foi associado a úlceras recorrentes. Se você fuma, converse com seu médico sobre uma estratégia para parar.
Chame o médico
Se você tiver febre, náusea, vômito, diarréia ou tiver uma ou mais feridas maiores que 3/8 de uma polegadas de diâmetro, ligue para o seu médico. Consulte também o seu médico se as feridas na boca persistirem por mais de 2 semanas, apesar do auto-tratamento.