O início súbito de tontura que causa náuseas e instabilidade nos pés pode ser causado por vertigem posicional benigna, também conhecida como vertigem posicional paroxística benigna - VPPB. Esta desordem do ouvido interno pode ser debilitante, mas não é fatal, e geralmente não piora com o tempo. Exercícios e outros tratamentos podem corrigir a VPPB e restaurar a estabilidade e o equilíbrio. Se o exercício não resolver o problema depois de repetidas tentativas, você pode precisar de cirurgia.
Causas
Algumas pessoas experimentam vertigem posicional benigna após um resfriado. Uma cabeça e orelhas entupidas podem levar a um desequilíbrio no ouvido interno que causa a característica tontura da VPPB. Outras pessoas experimentam sintomas após uma lesão na cabeça. A condição é caracterizada por início repentino e tontura grave que ocorre quando você move a cabeça, mesmo que ligeiramente. Os sintomas podem passar rapidamente, apenas para ocorrer novamente. Sua audição não será afetada, embora você possa sentir náuseas ou vômitos.
A função da orelha interna
Seu ouvido interno controla seu equilíbrio. Os canais semicirculares do ouvido interno contêm fluido - pense na bolha em um nível. O fluido age da mesma maneira, enviando sinais para o cérebro que ajudam você a manter o equilíbrio. Com a VPPB, minúsculos cristais de cálcio se alojam no canal semicircular e interferem nessa comunicação. Esses cristais, chamados otocônios, oscilam ao redor, atacando as terminações nervosas e enviando sinais confusos para o cérebro, levando à tontura, pois o cérebro não sabe se está equilibrado ou não.
BPPV geralmente resolve sozinho em algumas semanas, quando os cristais se dissolvem ou saem dos canais semicirculares do ouvido. Para lidar com isso, algumas pessoas recorrem a medicamentos anti-náusea, como Antivert, Dramamine ou Phenergen. Mas estes podem deixá-lo sentindo-se grogue e incapaz de dirigir ou executar outras funções vitais. Os anti-histamínicos podem aliviar a sensação de entupimento nos ouvidos, mas fazem pouco para mover os cristais. No entanto, muitas pessoas recebem ajuda da fisioterapia, que as ensina a realizar exercícios para reposicionar os cristais nos canais semicirculares.
Manobras de Reposicionamento do Otolito
Os exercícios para corrigir a vertigem posicional benigna passam por vários nomes , incluindo reposicionamento canalítico, reposicionamento otolítico, manobras de Sebold e manobras de Epley. Todos envolvem posicionar a cabeça de várias maneiras para deslocar os cristais nos canais semicirculares até o vestíbulo, onde eles não causam problemas e onde seu corpo eventualmente os reabsorve. Um fisioterapeuta pode melhor levá-lo através desses movimentos, mas se você quiser experimentá-los por conta própria, comece sentado diretamente na beira da cama com os pés no chão. Olhe para a frente, depois vire a cabeça lentamente uns 45 graus para o lado. Mantenha por 30 segundos. Com os pés ainda no chão, deite-se de lado e vire a cabeça para olhar para o teto. Mantenha essa posição por 30 segundos e, em seguida, sente-se novamente. Deite-se do outro lado, com a cabeça virada para olhar o colchão. Mantenha por 30 segundos. Sente-se reto e vire a cabeça em 45 graus na direção oposta do que parecia antes.
Até 80% das pessoas que sofrem de vertigem posicional benigna são curadas após apenas uma sessão de exercícios de reposicionamento . A maioria dos outros responde após sessões repetidas. Depois de completar uma sessão, você não deve ficar deitado por 48 horas, então você precisará dormir apoiado em uma poltrona reclinável ou em travesseiros. Não se incline para pegar qualquer coisa do chão, amarrar seus sapatos ou até mesmo sobre uma pia enquanto escova os dentes, pois isso poderia fazer com que os cristais deslizassem de volta para o canal semicircular. Evite dormir no lado afetado por uma semana após o tratamento.