A tontura e a vertigem acompanhadas por uma sensação de que a sala está girando, chamada vertigem, tem muitas causas. A tontura sozinha não constitui vertigem - por definição, a tontura e /ou tontura devem ser acompanhadas pela sensação de movimento ou rotação. Os sintomas da vertigem variam de incômodos a incapacitantes e são experimentados por alguns como uma condição temporária, mas são permanentes em outros. A causa mais comum é uma perturbação no sistema vestibular, que consiste na orelha interna, nervo vestibular e no cérebro.
Vertigem posicional paroxística benigna
Uma das causas mais comuns de vertigem, posicional paroxística benigna vertigem, ou VPPB, ocorre mais frequentemente em pessoas com mais de 60 anos, a Clínica Mayo afirma. Mudar de posição ou virar a cabeça de certa forma desencadeia episódios intensos, mas breves, de tontura, tontura e vertigem que geralmente duram menos de um minuto. Náuseas, perda de equilíbrio, visão turva e vômitos também podem ocorrer. Em torno de 50% do tempo, nenhuma causa é conhecida, mas lesões na cabeça ou danos na orelha interna podem causar VPPB. O tratamento consiste em reposicionamento canalítico, que move partículas no ouvido interno, alterando lentamente as posições da cabeça sob a direção de um médico. Cirurgia para bloquear a parte ofensiva da orelha interna diminui a VPPB em 90% dos casos em que o reposicionamento canalítico falha, de acordo com a Mayo Clinic.
Neuroma acústico
Neuroma acústico, uma doença não-cancerosa lenta Tumor crescente do nervo que liga o ouvido eo cérebro, provoca vertigem, tontura, tontura, juntamente com zumbido no ouvido, dor de cabeça e dormência ou dor no rosto ou um ouvido. Raramente, o neuroma acústico também faz com que um olho se dilate, caia e salta. Remoção cirúrgica de neuromas acústicos pode levar à perda de audição e danos nos nervos, MedlinePlus adverte.
Doença de Meniere
A doença de Meniere pode causar perda de audição ou um som estridente, além de vertigem e tontura. Problemas com os níveis de fluidos no labirinto, parte do ouvido interno, causam a doença de Meniere. Cerca de 615 mil pessoas nos EUA têm a doença de Meniere, segundo o Instituto Nacional de Surdez e Outros Transtornos Comunisáveis. A doença de Meniere não pode ser curada, mas os sintomas podem ser melhorados pela redução da retenção de líquidos, parar de fumar e reduzir o consumo de álcool e tomar medicamentos para alergia.
Labirintite
Labirintite, inflamação das estruturas da orelha interna labirintos, pode causar vertigem, tontura e tontura, juntamente com náuseas, vômitos, perda de audição e movimentos rápidos dos olhos lado a lado chamado nistagmo. Infecções bacterianas ou virais ou trauma podem causar labirintite, que geralmente melhora dentro de algumas semanas sem tratamento. As infecções bacterianas respondem aos antibióticos; medicamentos para diminuir a náusea também podem ajudar, afirma o Manual Merck.