O zumbido bilateral é definido como o ruído da orelha ouvido em ambas as orelhas. De acordo com o Instituto de Tratamento do Zumbido, não há fonte para os sons do ouvido. A Clínica Mayo afirma que o zumbido não é uma condição, mas um sintoma de outro problema. O zumbido não é geralmente considerado um sinal de algo sério, embora possa ser irritante. De acordo com a Clínica Mayo, os sintomas do zumbido são caracterizados por ruídos fantasmas nos ouvidos. Esses ruídos são descritos como zumbidos, rugidos, estalos, assobios ou assobios. O som pode variar no tom e pode ser constante ou intermitente.
O zumbido pode envolver um ou ambos os ouvidos. A Mayo Clinic reconhece dois tipos de zumbido: subjetivo e objetivo. O zumbido subjetivo é ouvido apenas pelo paciente e é causado por problemas com o ouvido externo, médio ou interno ou sinais nervosos. O zumbido objetivo também pode ser ouvido pelo médico durante o exame. Embora raro, este tipo de zumbido pode ser causado por um vaso sanguíneo, osso da orelha interna ou problema de tecido muscular.
Causas
De acordo com a Clínica Mayo, muitas condições podem causar ou piorar o zumbido, mas muitas vezes o Uma causa comum de zumbido é o dano nas células da orelha interna, que ocorre quando os minúsculos pêlos da orelha interna estão dobrados ou quebrados. O dano a esses cabelos delicados pode causar sinais aleatórios a serem enviados para o cérebro, causando o ruído fantasma.
Outras condições que causam zumbido são problemas crônicos de saúde, lesões na cabeça ou no ouvido, dano no nervo auditivo centro auditivo no cérebro. A Clínica Mayo lista causas adicionais como perda auditiva relacionada à idade, exposição a ruídos altos, acúmulo de cera de ouvido, endurecimento dos ossos do ouvido e doenças como a doença de Meniere, um distúrbio do ouvido interno causado por fluido anormal no ouvido. De acordo com o Instituto de Tratamento de Zumbido, as causas mais comuns de zumbido bilateral tendem a ser ruídos altos e toxicidade de aspirina.
Fatores de Risco
A Clínica Mayo afirma que qualquer pessoa pode obter zumbido, mas fatores que podem aumentar o risco de zumbido incluem exposição ao ruído alto sem proteção auricular, idade de 65 anos ou mais, perda auditiva relacionada à idade, ser do sexo masculino, ser caucasiana e diagnóstico de transtorno de estresse pós-traumático.
Complicações
O zumbido pode afetar a qualidade de vida e complicações podem incluir fadiga, estresse, distúrbios do sono, incapacidade de concentração, dificuldades de memória, depressão, ansiedade e irritabilidade.
Diagnóstico
Um profissional de saúde examinará os ouvidos, cabeça e pescoço para procurar causas de zumbido bilateral. Outras intervenções de diagnóstico podem incluir um exame auditivo completo, avaliação para acúmulo de cera, testes neurológicos e, possivelmente, raios-X, tomografia computadorizada ou ressonância magnética. Tratamento O tratamento do zumbido bilateral irá variar dependendo da causa. A Clínica Mayo afirma que o tratamento pode incluir remoção de cera de ouvido, medicação, cirurgia e supressão de ruído, como máquinas de ruído branco, aparelhos auditivos e dispositivos de mascaramento para ajudar a bloquear os incômodos ruídos fantasmas.