A vertigem pode ser causada por uma série de condições médicas que afetam a orelha interna, incluindo Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB), doença de Ménière e dano neurológico resultando em tontura, particularmente em pessoas idosas. A condição deve ser totalmente avaliada por um médico para determinar a causa e tratamento, incluindo a possibilidade de uso de medicações para vertigem no ouvido interno. Meclizina
Meclizina é o medicamento mais comumente usado para vertigem e tontura. Também é comumente usado para prevenir e tratar a doença de movimento. Deve ser usado com precaução em pessoas com dificuldade em urinar e glaucoma, pois pode ter efeitos colaterais anticolinérgicos, como constrição da pupila e retenção de urina - juntamente com boca seca, constipação e sonolência. Meclizina está disponível ao balcão e prescrição em forma de pílula.
Diazepam
Em alguns pacientes com tipos específicos de vertigem do ouvido interno, o diazepam pode aliviar a condição. O diazepam é um agente ansiolítico benzodiazepínico utilizado em várias situações, incluindo ansiedade, certos tipos de epilepsia e espasmos musculares. Pode ser eficaz na redução da vertigem associada às condições do ouvido interno quando outros medicamentos não são. O diazepam é um sedativo conhecido que muitas vezes causa sonolência. Tome cuidado ao dirigir ou realizar outras atividades potencialmente perigosas e não as combine com álcool ou outros depressores. O diazepam é um medicamento com prescrição controlada que também é conhecido por ter potencial para abuso e dependência, por isso deve ser tomado exatamente como prescrito.
Dimenidrato O dimenidrinato tem sido usado mais comumente na prevenção de náuseas e vômitos. vômito associado a enjôo, mas pode ser usado para tratar tontura e vertigem. Também tem efeitos colaterais anticolinérgicos, como constipação, boca seca, sonolência, constrição da pupila e retenção urinária, e deve ser usado com cuidado em pessoas com distúrbios relacionados. Dimenidrinato está disponível como um over-the-counter medicação em comprimidos e líquidos.
Prometazina
Prometazina é um medicamento de prescrição mais utilizado para tratar náuseas e vômitos. Ele pode ser usado para uma variedade de condições médicas que causam náusea e vômito, e pode ser usado para vertigem no ouvido interno se náusea relacionada for grave. A prometazina causa sonolência e sedação em muitas pessoas, juntamente com efeitos colaterais anticolinérgicos. A sonolência e a sedação podem limitar sua eficácia como um tratamento de longo prazo. Prometazina está disponível por prescrição em formulação oral, retal e injetável.
Escopolamina
Embora não seja tão comum quanto outras medicações, a escopolamina pode ser usada como adesivo transdérmico para o tratamento de náusea associada à tontura ou vertigem, juntamente com enjôo, distúrbios musculares espásticos e recuperação da anestesia. O uso de escopolamina é contra-indicado naqueles com glaucoma porque é um potente anticolinérgico. Os adesivos trans-dérmicos de escopolamina estão disponíveis mediante receita médica.