Uma lesão cerebral pode ser grave o suficiente para causar a morte encefálica, mas o estabelecimento da morte encefálica requer uma série de testes. Um tipo de teste é chamado de teste do reflexo oculovestibular ou, mais comumente, o teste calórico da água gelada. Esse mesmo teste também pode ser usado para avaliar danos nos nervos do ouvido e é então chamado de teste de estimulação calórica. Quando usado como um teste para determinar a morte encefálica, o teste é o mesmo para adultos e crianças, mas há um grau de dificuldade na interpretação dos resultados com recém-nascidos. O resultado de uma série de condições ou doenças, mas o mais comum é uma lesão cerebral crítica. Lesões podem ocorrer de acidentes com veículos motorizados, sufocação, quase-afogamento, SIDS, infecções cerebrais e complicações de outras doenças e traumas. Quando a morte cerebral está presente, o movimento ocular normal em resposta à irrigação com água gelada no canal auditivo está ausente. Ambas as orelhas são irrigadas em intervalos de tempo separados e os olhos são observados para o movimento por um minuto.
Estimulação calórica
A estimulação calórica testa o nervo auditivo ou acústico nos ouvidos. Sua audição e a capacidade de manter o equilíbrio dependem de um nervo auditivo intacto e funcional. O teste usa água fria e morna para avaliar a resposta do nervo auditivo a mudanças na temperatura da água. Inicialmente, as orelhas são verificadas para garantir que o tímpano é normal e para determinar se o histórico médico inclui uma perfuração anterior. Apenas um ouvido é testado, um intervalo de cinco minutos entre eles e o outro é testado. Se o teste falhar em evocar os movimentos oculares apropriados, então a água gelada pode ser usada para repetir o teste.
Preparação para Procedimentos
Com estimulação calórica, o teste requer evitar cafeína, certos medicamentos e álcool por 24 horas. antes do teste. Consulte seu médico para restrições específicas. Graves tonturas e náuseas podem ocorrer com o teste, mas o vômito é raro. Nenhuma restrição específica se aplica ao teste ao determinar a morte cerebral. Ambas as situações de teste exigem que os canais auditivos estejam intactos. A resposta apropriada dos olhos é olhar para longe do ouvido testado com água fria ou água gelada e olhar em direção ao ouvido testado com água morna.
Requisitos Federais e Estaduais
Geralmente, é aceitável para os médicos decidem a morte cerebral, mas os requisitos legais do estado, bem como as políticas, procedimentos e diretrizes da instalação, podem variar. Algumas instalações e estados podem exigir que médicos com experiência em áreas específicas da medicina, como a neurologia, determinem a morte encefálica. As leis federais e estaduais estipulam que os médicos notifiquem as instituições que se especializam em doações de órgãos imediatamente após a morte cerebral ser decidida e pronunciada.