Vertigo é a sensação de que você ou o seu entorno está se movendo ou girando. Muitas vezes é associado com sensação de desmaio, leve, fraco ou tonto. Permanente, movendo ou mudando de posição pode intensificar os sintomas de vertigem e pode levar a náuseas ou vômitos. Durante um ataque vertiginoso, permaneça imóvel, descanse e evite luzes brilhantes. Se você continuar a ter crises vertiginosas inexplicáveis, procure a ajuda de um médico para determinar a causa e um plano de tratamento.
Vertigem posicional benigna
Vertigem posicional benigna é uma causa comum de vertigem que se deve a uma perturbação no ouvido interno. A sensação de fiação pode ser breve, geralmente começa de repente e é desencadeada pelo movimento da cabeça. Os episódios ocorrem devido a cristais de carbonato de cálcio se soltarem no canal interno, o que pode acontecer devido à idade ou possivelmente um traumatismo craniano, de acordo com a Mayo Clinic. Conforme você se move, as partículas se deslocam e podem causar um episódio de vertigem.
Doença de Menière
A doença de Meniere pode produzir episódios de vertigem que duram 30 minutos ou mais. O Meniere está associado a um acúmulo excessivo de fluido no ouvido que causa vertigem. A causa do excesso de fluido é desconhecida. A vertigem relacionada à doença de Meniere freqüentemente apresenta sintomas adicionais, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center. Pacientes com Meniere geralmente apresentam dois ou mais desses sintomas ao mesmo tempo: perda auditiva progressiva lenta; e uma sensação de que a orelha está entupida.
Inflamação da Orelha Interna
A inflamação da orelha interna, também chamada de neuronite vestibular aguda ou labirintite, pode ser causada por uma infecção viral ou bacteriana. Infecções do ouvido, infecções do trato respiratório superior ou alergias podem causar inchaço e irritação do ouvido interno, o que pode levar à vertigem. Este tipo de ataque de vertigem é muitas vezes súbito e intenso e pode durar vários dias. A Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA observa que, além de uma infecção, beber em excesso, fumar, estresse e certos medicamentos, como a aspirina, podem levar à inflamação do ouvido interno.
Causas Adicionais
Os ataques de enxaqueca podem causar vertigem que pode durar alguns minutos ou alguns dias. Estresse, alergias alimentares e alterações hormonais podem causar vertigem relacionada à enxaqueca. Causas menos prováveis de vertigem podem envolver problemas neurológicos, incluindo hemorragia cerebral, acidente vascular cerebral ou esclerose múltipla.