Você provavelmente já sabe que a maioria das bebidas energéticas contém cafeína. Mas você pode não ter prestado atenção ao conteúdo de taurina. A taurina é adicionada às bebidas energéticas para melhorar o desempenho físico e mental, embora esses benefícios não sejam comprovados. A taurina é chamada de aminoácido condicional, porque a suplementação dietética geralmente não é necessária. Muitas bebidas energéticas contêm quantidades muito maiores de taurina do que a dieta normalmente fornece. Esse excesso de tauring pode causar efeitos colaterais, embora muito poucos sejam relatados ou confirmados.
Efeitos da dose
Muitos efeitos colaterais são dose-dependentes, o que significa que podem ocorrer mais freqüentemente em doses maiores do que as normais. . O Centro Médico Langone da Universidade de Nova York informa que 3 gramas por dia de taurina suplementar são considerados seguros, mas acrescenta que os efeitos da taurina em crianças, mulheres grávidas, com doença hepática ou com doença renal não foram determinados. Um artigo publicado no Europa, o site oficial da União Européia, em janeiro de 1999, pelo Comitê Científico de Alimentos revisou as quantidades de taurina em bebidas energéticas. Uma lista compilada pela Autoridade Nacional de Alimentos da Áustria em 1996 descobriu que as bebidas energéticas continham entre 300 e 4.000 miligramas por litro de taurina, o que equivaleria a 2.000 miligramas por dia para pessoas consumindo uma dose média de 0,5 litros na dose mais alta. Se você bebe quantidades maiores do que as bebidas energéticas normais, você pode ter um risco aumentado de efeitos colaterais.
Diarreia
Em doses superiores a 5 gramas por dia, uma dose muito alta, você pode ter fezes moles De acordo com Michael Lam, MD Como a maioria das bebidas energéticas contém cafeína, que também pode causar diarreia, pode ser difícil determinar qual substância está causando os sintomas.
Aumento do ácido estomacal
Doses muito altas de taurina também pode causar aumento da secreção ácida do estômago. Um aumento no ácido do estômago pode causar azia e pode causar úlcera gástrica em alguns casos. Os sintomas incluem queimação na parte de trás da garganta ou um gosto amargo na boca. As úlceras podem causar dor e queimação que geralmente ocorrem várias horas após a ingestão. Converse com seu médico se desenvolver estes sintomas.
Efeitos colaterais não comprovados
Outros efeitos colaterais potenciais não foram provados como sendo causados pela taurina. Um homem com transtorno bipolar sofreu um agravamento dos sintomas depois de ingerir grandes quantidades de uma lata de bebida energética, de acordo com a eMedTV, embora a taurina ou outro ingrediente causador do problema tenha sido indeterminado. Um fisiculturista desenvolveu encefalopatia, disfunção cerebral, depois de tomar taurina suplementar junto com esteróides e insulina, como relatado pela eMedTV. No entanto, não há provas de que a taurina tenha causado o problema. Mais pesquisas são necessárias para estabelecer os efeitos colaterais da taurina.