As pessoas usam diversas estratégias para melhorar seu humor e aumentar seus níveis de energia. Um estudo realizado por Robert Thayer e seus colegas da California State University descobriu que o exercício, a música e a interação social estão entre as abordagens mais eficazes, enquanto assistir à TV, comer e beber café são estratégias relativamente menos bem-sucedidas. Certos suplementos também podem ajudar. Consulte um profissional médico qualificado se mau humor e falta de energia estão impactando negativamente a sua vida diária.
Coenzima Q10
Um estudo publicado na revista Neuro Endocrinology Letters relatou que pacientes com depressão e pacientes com síndrome da fadiga crônica Parecia ter níveis mais baixos de coenzima Q10 em sua corrente sanguínea. Os autores sugerem que a suplementação de coenzima Q10 pode ajudar. A coenzima Q10, um elemento chave na produção de energia, é encontrada em todas as células do corpo. É também um poderoso antioxidante que ajuda a impedir que as células sejam danificadas por radicais livres nocivos. De acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, estudos preliminares indicam que este suplemento pode fortalecer o sistema imunológico e melhorar o desempenho atlético. Como qualquer suplemento, a coenzima Q10 pode interagir com medicamentos e outros suplementos. Consulte um médico qualificado antes de adicioná-lo ao seu regime.
Ashwagandha
Conhecido também como cereja de inverno, ashwagandha é uma erva nativa das regiões secas da Índia. Os resultados de um estudo preliminar liderado pelo Dr. Kieren Cooley, do Colégio Canadense de Medicina Naturopática, indicou que um regime naturopático que incluísse suplementos de ashwagandha era mais eficaz do que a psicoterapia para aliviar a ansiedade e reduzir a fadiga. De acordo com Cooley, ashwagandha tem sido usado há mais de 3.000 anos em sistemas ayurvédicos e outros tradicionais. Ashwagandha é classificado como um adaptogen, uma erva rejuvenescedora que aumenta a resistência ao estresse, ansiedade, fadiga e trauma. Mais estudos são necessários para determinar a segurança e eficácia a longo prazo da ashwagandha. Use ashwagandha apenas sob a supervisão de um médico.
Tirosina
A psicoterapeuta nutricional Julia Ross chama a tirosina de "energia da natureza" em seu livro "The Mood Cure". A tirosina é um aminoácido que está naturalmente presente em alimentos de proteína animal, incluindo peixe, ovos e carne bovina. É convertido no organismo em dopamina e norepinefrina, neurotransmissores envolvidos no humor, atenção e motivação. Ross recomenda este suplemento para apatia, depressão e problemas de concentração. No entanto, ela adverte que tomar muita tirosina pode resultar em nervosismo, por isso não exceda as recomendações no rótulo. Devido à sua natureza energizante, a tirosina deve ser tomada no início do dia para que não interfira no sono. A tirosina pode interferir com medicamentos e outros suplementos. Não o use como substituto dos cuidados médicos convencionais.