O guaraná é uma planta arbustiva nativa do norte do Brasil e da Venezuela. Guaraná passa por outros nomes: cacau brasileiro, paullinia, cupana, pão de guaraná, goma zoom ou guaraná ou colar. O guaraná é normalmente ingerido em pó ou misturado com água ou outras bebidas. O uso de guaraná e qualquer outro suplemento de ervas não é um substituto para o tratamento médico e aconselhamento. Consulte o seu médico antes de iniciar qualquer nova dieta ou tratamento.
Guaraná História
A maioria das plantas de guaraná são cultivadas na parte norte do Brasil. As preparações à base de plantas são feitas de pasta ou goma de guaraná e as sementes são torradas e moídas para fazer uma bebida. Sementes de guaraná são ricas em cafeína e por isso têm sido usadas como tônico para muitas doenças.
Controle de peso e saúde do coração
Guaraná é um estimulante eficaz, com 2,5 vezes mais cafeína que o café. De acordo com o site Herbal Resource, o guaraná é um ingrediente primário em bebidas energéticas. Muitos entusiastas do fitness usam o guaraná para seus efeitos de aumento do metabolismo. Também aumenta a energia e o desempenho. Muitos suplementos de ervas contêm guaraná para suprimir o apetite. O guaraná também é usado para promover a saúde cardiovascular, fortalecendo e equilibrando o coração. Também limpa o sangue e previne a coagulação.
Stress e alívio da dor
O efeito estimulante do guaraná promove clareza mental e foco, bem como aliviar a tensão causada pelo estresse. De acordo com o site Herbal Remedies, o guaraná também alivia pequenas dores e dores, acalma os nervos e reduz a dor do nervo. Outros usos do guaraná Tribos brasileiras nativas usavam guaraná para tratar pressão alta, diarréia, enxaqueca e febre. O guaraná também foi usado para tratar pequenos problemas digestivos e arteriosclerose e combater o envelhecimento prematuro. O guaraná também é conhecido por prevenir a insolação diminuindo a temperatura do corpo e promovendo a troca normal de eletrólitos corporais.
Efeitos colaterais
Guaraná formulado com efedrina - como em auxiliares de melhoria de desempenho e de dieta - não deve ser tomado por causa do perigo de batimentos cardíacos irregulares potencialmente fatais, de acordo com o site Drugs.com. O alto teor de cafeína do Guaraná pode descartá-lo como uma opção para pessoas com doença renal, hipertensão arterial, problemas cardíacos, hipertireoidismo ou transtorno de ansiedade. Pessoas com alergias ou que estejam tomando medicamentos ou suplementos fitoterápicos devem consultar seu médico antes de tomar guaraná. Uma mulher grávida ou a amamentar não deve tomar guaraná sem antes consultar o seu médico. As crianças não devem receber guaraná sem primeiro consultar o seu médico. Outros potenciais efeitos colaterais incluem urticária, dificuldade para respirar, inchaço da face, lábios ou língua, estreitamento da garganta, batimento cardíaco irregular, dor no peito, azia, constipação, diarréia, dor de cabeça e insônia, palpitações e ansiedade.