As moscas volantes do olho são diagnosticadas quando pontos cinzentos ou pretos, cordas, objetos flutuantes ou formas semelhantes a teias de aranha aparecem quando os olhos são movidos. Esse distúrbio visual ocorre quando fibras dentro do olho se agrupam anormalmente e projetam sombras na retina. Ocasionalmente, a visão de flutuadores oculares pode não ser motivo de preocupação. No entanto, se eles aparecem com freqüência ou são em grande número, um médico deve ser consultado, como os flutuadores oculares podem ser causados por uma condição grave. Com idade, os olhos passam naturalmente por algumas mudanças. Isso inclui o humor vítreo, que é uma substância gelatinosa dentro dos globos oculares que os torna redondos. Com o tempo, o humor vítreo pode começar a ficar mais líquido e encolher de tamanho, afirma a Clínica Mayo. Ele pode se afastar do globo ocular e começar a se amontoar. Esses aglomerados podem lançar uma sombra sobre a retina e fazer com que os flutuantes apareçam. Na maioria dos casos, esta mudança ocorre gradualmente e não requer tratamento.
Ferimentos e Infecções
O Instituto Nacional do Olho diz que qualquer lesão ocular ou uma infecção no olho pode causar moscas volantes. Inflamação ou uveíte do olho é outra condição que pode criar esse sintoma. Doenças auto-imunes ou inflamatórias subjacentes, infecções em outras áreas do corpo que se espalham para o olho e trauma para o olho podem levar a problemas. Em casos graves em que moscas volantes afetam significativamente a visão, um procedimento cirúrgico chamado vitrectomia pode ser feito para remover o gel vítreo e quaisquer detritos flutuantes para ajudar a restaurar a visão.
Sangramento
Se os vasos sanguíneos no olho crescerem anormalmente, eles podem começar a sangrar e vazar sangue no olho. Isso pode acontecer com pressão alta e diabetes, os quais podem danificar os vasos sanguíneos se eles não estiverem bem controlados. De acordo com a Universidade de Illinois Medical Center, sangramento no olho também pode causar cicatrizes para forml. Isso pode fazer com que a retina encolha, fique danificada ou até rasgue.
Descolamento Retiniano
A retina pode se desprender da parte de trás do olho e causar flutuações. A retina é responsável por absorver a luz que entra no olho e criar impulsos nervosos que podem ser enviados ao cérebro para serem interpretados. A Universidade de Michigan Kellogg Eye Center adverte que há um risco maior de descolamento de retina se existirem outras condições, como miopia ou glaucoma, após a cirurgia de catarata, ou se houver uma história familiar de descolamento de retina. , , ] ]