A visão dupla, também chamada diplopia, pode ser um sintoma de doença grave, como um tumor, coágulo sanguíneo ou trauma - ou simplesmente um sinal de fadiga visual ou uma prescrição incorreta de vidro ocular. Crianças com deficiências, como síndrome de Down ou paralisia cerebral, podem apresentar diplopia devido a disfunção do olho-músculo ou desalinhamento. Outras causas incluem doenças neurológicas e inflamação. Diplopia pode ser binocular, quando se utiliza os dois olhos, ou monocular, quando se utiliza apenas um olho.
De acordo com Eyerobics.com, a diplopia geralmente é um sintoma da condição chamada estrabismo. Os olhos estão desalinhados e podem se voltar para dentro, para fora, para cima ou para baixo. O estrabismo nem sempre causa visão dupla, mas quando isso acontece, uma criança pode inclinar ou virar a cabeça para suprimir um olho - evitando a imagem dupla. O oftalmologista Dr. Mitchell Scheiman, autor de “Entendendo e gerenciando déficits visuais” enfatiza a importância da detecção precoce e do tratamento desse distúrbio, porque a supressão de um olho pode causar deterioração ou falta de desenvolvimento da acuidade visual. A visão dupla monocular é muito mais rara do que o tipo binocular. A professora de oftalmologia da Johns Hopkins, Susan B. Bressler, relata que a visão dupla monocular pode ser causada por astigmatismo, olho seco, alguns tipos de problemas na retina ou catarata. O astigmatismo é uma condição comum e muitas vezes tratável, onde a córnea é de forma irregular. Outras doenças graves que podem causar visão dupla incluem o deslocamento da lente e descolamento da retina.
Doenças
Doenças que podem causar visão dupla incluem condições da tireóide, esclerose múltipla, meningite, acidentes vasculares cerebrais e da doença neuromuscular miastenia gravis. De acordo com Bressler, as duas causas mais comuns de diplopia em adultos com mais de 50 anos são condições da tireoide e danos nos nervos cranianos. Diminuição do fluxo sangüíneo devido a doenças como hipertensão ou diabetes descontrolado pode danificar os nervos cranianos. Além disso, as condições nervosas, como a síndrome de Guillain-Barre, às vezes afetam os olhos, causando manchas ou visão dupla. De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde, a síndrome de Guillain-Barré geralmente segue uma infecção menor, causando inflamação que danifica partes dos nervos. A miastenia gravis é uma doença auto-imune que pode fazer com que o músculo ocular fique muito fraco para controlar os movimentos oculares. Os pacientes com miastenia desenvolvem com frequência ptose, ou olhos caídos.
A visão dupla súbita pode ser uma indicação de uma condição médica séria. De acordo com AllAboutVision.com, a visão dupla pode ser causada por acidente vascular cerebral, ferimentos na cabeça, um tumor cerebral, inchaço do cérebro ou um aneurisma. As enxaquecas oculares podem causar não apenas dores de cabeça, mas também distúrbios visuais, como a visão dupla. De acordo com AllAboutVision.com, pensa-se que as enxaquecas oculares são devidas a mudanças no fluxo sanguíneo no cérebro. O diagnóstico preciso é crítico porque os sintomas da enxaqueca ocular podem ser confundidos com o descolamento da retina - uma condição que requer tratamento imediato para prevenir a cegueira. , , ] ]