casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Drogas que causam glaucoma

O glaucoma causa danos ao nervo óptico devido a um aumento na pressão dentro do olho. A pressão dentro do olho pode aumentar gradualmente como no glaucoma de ângulo aberto, ou pode aumentar rapidamente como no glaucoma de ângulo estreito. Pacientes com ângulos de drenagem estreitos ou glaucoma de ângulo estreito podem estar em maior risco de um ataque de glaucoma após o uso de certos medicamentos; no entanto, alguns medicamentos podem causar aumento da pressão ocular em pacientes com glaucoma de ângulo aberto também.

Corticosteróides

O uso de corticosteróides - por colírios, por via oral ou intravenosa - pode causar glaucoma em alguns pacientes . De acordo com o Dr. Jonathan Pederson em um artigo de 2009 no Minnesota Medicine, os corticosteróides alteram a estrutura do ângulo de drenagem e interferem com o fluxo de fluido do interior do olho. Para alguns pacientes, a pressão ocular permanecerá elevada mesmo após a interrupção da medicação. Exemplos de corticosteróides incluem prednisona e triancinolona.

Antidepressivos

Antidepressivos tricíclicos como amitriptilina podem causar um episódio de glaucoma em pessoas que têm ângulos de drenagem estreitos, como observado no site da Perret Opticians. Pessoas com glaucoma de ângulo aberto geralmente podem tomar esses medicamentos sem problemas. Outros tipos de antidepressivos, como inibidores da monoaminoxidase como a fenelzina e inibidores seletivos da recaptação da serotonina, como a fluoxetina, podem causar glaucoma também em alguns pacientes com ângulos estreitos.

Medicamentos antipsicóticos

Alguns medicamentos antipsicóticos que são usados ​​para tratar pacientes com certos tipos de doença mental que podem agravar o glaucoma em certos pacientes com ângulos estreitos, como observado no site da Perret Opticians. Exemplos desses medicamentos são tioridazina e clorpromazina. Pacientes com glaucoma de ângulo aberto podem não ter problemas com esta medicação, mas devem continuar com o oftalmologista.

Medicações anti-Parkinson

Certos medicamentos usados ​​para tratar a doença de Parkinson podem causar glaucoma. De acordo com a Sociedade de Doença de Parkinson do Reino Unido, medicamentos como benztropina, amantadina e levadopa podem causar problemas em pacientes com glaucoma de ângulo aberto e devem ser usados ​​com cautela. Esses medicamentos não devem ser usados ​​em pessoas com ângulos estreitos ou glaucoma de ângulo estreito. De acordo com a Fundação de Pesquisa sobre o Glaucoma, tanto os anti-histamínicos quanto os descongestionantes podem causar a dilatação da pupila do olho; isso pode causar problemas em pessoas que têm ângulos de drenagem estreitos no olho ou que já sofrem de glaucoma de ângulo estreito. A dilatação da pupila não deve causar problemas no glaucoma de ângulo aberto; no entanto, os pacientes com glaucoma devem entrar em contato com seu médico para aconselhamento sobre esses medicamentos. Exemplos desses medicamentos incluem difenidramina, pseudoefedrina ou fenilefrina.