As lentes de contato podem causar uma variedade de distúrbios oculares, dependendo do tipo de lente de contato usada, soluções de limpeza, higiene, ajuste e cronograma de uso. De acordo com “ The Eye Book, ” complicações que são causadas por lentes de contato são reversíveis. As complicações incluem olhos secos, edema da córnea, úlceras, neovascularização, conjuntivite e infecções.
olhos secos
As lentes de contato podem contribuir para secar os olhos, especialmente à medida que o paciente envelhece. Os sintomas incluem vermelhidão, coceira, ardor e sensação de que algo está coçando o olho. De acordo com o site All About Vision, os olhos secos são a queixa mais comum entre os usuários de lentes de contato. No entanto, dadas as opções de lentes de contato de hoje - dependendo do que está causando os olhos secos - os médicos podem ser capazes de trocar o tipo de lente ou materiais usados para evitar olhos secos. Além disso, gotas lubrificantes podem ajudar os olhos a manter a umidade.
Edema da córnea
Edema da córnea - inchaço da córnea - tem muitas causas, incluindo o desgaste excessivo de certos tipos de lentes de contato. A córnea é a parte transparente do olho envolvida no foco. De acordo com o "The Eye Book", uma lente pode diminuir o suprimento de oxigênio para a córnea quando ela está muito apertada, muito grossa ou se usada por muito tempo. Os sintomas incluem visão turva e, em casos graves, olhos vermelhos e doloridos. O tratamento inclui descontinuar o uso de lentes de contato e pomadas ou gotas que reduzem o edema e promover a cicatrização. Neovascularização da córnea De acordo com o site Lens Design, neovascularização é uma condição na qual novos vasos sangüíneos crescem na córnea. Uma causa comum é a falta de oxigênio - resultado do uso de lentes de contato que não respiram. O tipo de lente de contato com alto teor de oxigênio pode tratar e prevenir esse distúrbio. "O Livro dos Olhos" diz que, se os vasos sanguíneos se espalharem sem controle, a condição pode causar perda significativa de visão que precisará ser tratada por um transplante de córnea. Não há sintomas precoces. Portanto, exames médicos de rotina são importantes para detectar qualquer problema.
Infecções e úlceras da córnea
Infecções oculares podem ocorrer se uma pessoa usa lentes de contato ou não, pois as bactérias vivem ao redor dos olhos. No entanto, as lentes de contato podem piorar a infecção. "The Eye Book" diz que o espaço úmido entre a lente e a córnea pode atuar como uma incubadora de bactérias - permitindo que ela floresça. A úlcera da córnea é uma infecção grave e dolorosa que pode causar cicatriz na córnea e na visão das nuvens. O olho pode ficar vermelho com descarga e sensível à luz. A condição geralmente cura dado atenção médica precoce e descontinuado o uso de lentes de contato.
Conjuntivite Papilar Gigante
Conjuntivite papilar gigante é uma inflamação da conjuntiva - o tecido abaixo da pálpebra. Parece afetar pessoas que usam lentes de contato gelatinosas, especialmente durante a temporada de alergia. De acordo com a Golden Vision Clinic, os sintomas incluem olhos vermelhos, irritados e irritados e visão turva ao usar as lentes. As possíveis causas são o uso de contatos antigos, a limpeza inadequada e o uso excessivo das lentes. Dr. Robert Abel Jr., autor de "The Eye Care Revolution", ” diz que o tratamento pode incluir a mudança para as lentes menores, semi-rígidas permeáveis a gás e evitar produtos de limpeza com conservantes que possam causar uma reação alérgica.