casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

O que causa um derrame ocular?

Um derrame no olho resulta de um bloqueio que limita ou impede completamente o fluxo sanguíneo para uma ou mais partes do olho. Na maioria das pessoas, o derrame ocular ocorre sem dor ou aviso, e a maioria das pessoas perde uma quantidade significativa de visão como resultado. Para muitas pessoas, essa perda de visão é permanente. Conhecer algumas das causas dos derrames oculares pode ajudar a determinar o melhor tratamento possível.

Oclusões da veia retiniana

A retina reveste a parte de trás do olho, e este tecido sensível transmite informações visuais ao nervo óptico, que então transmite isso para o cérebro. A retina precisa de sangue para se alimentar, e as veias transportam o sangue para longe desse importante tecido. Se ocorrer um bloqueio em uma veia da retina, a pressão geralmente causará uma hemorragia na veia ou capilares menores. O fluido vai vazar para a retina, causando inchaço que irá perturbar a visão.

Injeções de esteróides podem ajudar a reduzir o inchaço na retina. Outros tratamentos, como laser ou cirurgia, podem ajudar a dissolver o coágulo que causou o derrame ocular. No entanto, essas opções de tratamento podem não funcionar para todos os pacientes.

Oclusões da Artéria Retiniana

As artérias da retina levam sangue para os olhos, e se uma dessas artérias tiver um bloqueio, o sangue nutritivo não atingirá a retina . Esse bloqueio pode causar uma perda súbita e severa da visão. Se o olho tem perda completa da visão, isso pode significar que o bloqueio ocorreu em uma artéria da retina perto do nervo óptico. A perda parcial da visão pode resultar de um bloqueio em uma artéria em outras partes da retina. Para algumas pessoas, a perda da visão pode durar pouco tempo, mas outras podem ter perda permanente da visão.

Os médicos não têm tratamentos para oclusões da artéria da retina, mas podem dar medicamentos para tentar quebrar o bloqueio. , ou o médico pode massagear o olho para mover o coágulo.

Neuropatia óptica isquêmica

Um bloqueio pode ocorrer nas artérias do nervo óptico, um tipo de acidente vascular cerebral no olho chamado neuropatia óptica isquêmica. Uma pessoa pode experimentar perda de visão leve a completa como resultado. Muitos casos de neuropatia óptica isquêmica ocorrem como resultado de arterite temporal, uma condição que os médicos tratam com corticosteróides. Na maioria dos casos de perda de visão devido à neuropatia óptica isquêmica, a perda de visão é permanente, mas o tratamento da causa pode ajudar a prevenir a ocorrência no outro olho.

, , ] ]