casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Quais são os tratamentos para arcos caídos?

Os arcos caídos, também conhecidos como pés planos ou pes planus, podem estar presentes no nascimento ou desenvolver-se mais tarde na vida. O meio do pé normalmente exibe um ligeiro arco, mantendo essa região levantada durante a caminhada. Ausência do arco normal provoca o achatamento da sola. Muitas pessoas com arcos caídos não apresentam sintomas associados, enquanto outras apresentam dor ou fadiga no pé. O tratamento para arcos caídos depende da gravidade da condição e dos sintomas associados.

Orthotics

Os médicos geralmente prescrevem palmilhas ou órteses para apoiar o arco. Esses dispositivos tornam a caminhada e a permanência mais confortável para uma pessoa com arcos caídos, relata a Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos. Órteses são normalmente usadas com sapatos fechados. Eles estão disponíveis sem receita ou podem ser personalizados.

Fortalecimento do pé

Pessoas com pés flexíveis que desenvolvem arcos caídos podem se beneficiar de exercícios de fortalecimento do pé, observa o Instituto Nicholas de Medicina Esportiva e Atlético Trauma. De pé sobre uma toalha com os pés descalços e segurando o material com os dedos dos pés é um exercício fácil de fortalecimento dos pés que pode ser feito em casa. De pé em uma perna, enquanto arqueando e soltando o pé também pode ser útil. Os médicos podem prescrever exercícios de alongamento suaves para os tendões do pé e tornozelo. Medicações antiinflamatórias, como ibuprofeno e aspirina, podem proporcionar alívio a curto prazo da dor no pé associada a arcos caídos, observa Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos. Os médicos às vezes injetam o pé com uma medicação corticosteróide, que age como um anti-inflamatório, para aliviar a dor aguda. Embora as medicações possam proporcionar alívio dos sintomas, elas não corrigem a anormalidade subjacente do pé.

A disfunção posterior do tendão tibial é uma causa comum de arcos caídos em adultos. O tendão corre ao longo da parte inferior do pé e até a parte de trás do tornozelo, conectando-se ao músculo posterior tibial na panturrilha. O tendão tibial posterior é um suporte importante para o arco do pé. O uso excessivo, a inflamação e as lágrimas do tendão podem causar dor progressiva nos pés e tornozelos e o desenvolvimento de pés chatos. O Colégio Americano de Cirurgiões do Pé e Tornozelo declara que uma órtese de tornozelo, perna moldada ou bota removível pode ser usada para imobilizar temporariamente o tendão tibial posterior, facilitando a cicatrização. A fisioterapia geralmente segue a imobilização para fortalecer o pé e restaurar a estrutura e função normal do pé. Cirurgia

A coalizão tarsal é uma condição congênita na qual os ossos do pé não se separam durante o desenvolvimento no útero. Uma criança com coalizão tarsal exibe um pé plano e rígido, que pode ser doloroso, observa o site de informações do paciente eOrthopod. A cirurgia pode ser necessária para separar os ossos. Outras condições de pé e tornozelo que causam arcos caídos também podem exigir cirurgia se os tratamentos não invasivos falharem em aliviar a dor e restaurar a função normal.

, , ] ]