Lesões e fungos são responsáveis pela maioria das unhas dos pés pretas. Embora uma unha negra possa parecer sem graça, ela raramente causa qualquer dano sério. As unhas danificadas reparam-se ao crescer, mas as unhas dos pés crescem lentamente, por isso não espere uma melhoria imediata. Raramente unhas pretas têm uma causa séria que precisa de avaliação médica.
Ferimentos
Se você tachear o seu dedo do pé, soltar algo nele, ou usar sapatos que esfregam a unha do jeito errado, a unha pode virar preto na área da lesão. O sangue sob a unha, medicamente denominado hematoma subungueal, parece uma mancha preta sob a unha. Se a área continuar a sangrar, pode causar dor severa aliviada, fazendo um pequeno buraco na unha. Ligue para o seu médico antes de tentar isso sozinho. O local vai crescer à medida que a unha cresce. Em alguns casos, você pode perder a unha após um trauma grave o suficiente para fazer com que a unha fique preta.
Fungos
Um fungo ungueal, também chamado de onicomicose, pode causar uma unha escurecida, bem como uma descoloração amarelada. , unhas quebradiças, distorcidas ou quebradiças. Os fungos entram sob o canto das unhas e crescem melhor em ambientes escuros, quentes e úmidos, como sapatos. Os fungos afetam as unhas dos pés com mais frequência do que as unhas, porque o sangue não circula tão bem nos dedos quanto nos dedos, de modo que seu sistema imunológico tem mais dificuldade em detectar e atacar os fungos. As infecções fúngicas são difíceis de tratar e muitas vezes recorrem. Cremes sem receita não funcionam muito bem e você precisa tomar medicamentos por via oral durante seis a 12 semanas, diz MayoClinic.com. Os medicamentos antifúngicos tomados por via oral também podem causar danos ao fígado em pessoas suscetíveis. Tratamento com laser após um tratamento com ácido pode ajudar, mas nem todos os praticantes oferecem este tratamento.
Causas raras
O melanoma lentiginoso acral, um tipo de câncer de pele, pode causar uma mancha preta ou raia sob a unha. Este tipo de câncer, que compreende 5 por cento de todos os melanomas, geralmente aparece nos dedões dos pés, de acordo com SkinCancerNet. Se você tem um bife de unha ou mancha que não cresce para cima quando a unha cresce, se uma mancha aumenta ou se a unha se separa da cama, consulte um dermatologista.
Prevenção
Usando sapatos bem ajustados e usar sapatos quando estiver trabalhando com ferramentas ou em outras situações em que você possa deixar cair coisas em seus pés para ajudar a reduzir o risco de ferimentos acidentais. Reduza o risco de desenvolver fungos nas unhas, usando capas para pés em locais públicos e deixando os seus pés "arejar", tirando os sapatos ocasionalmente durante o dia. Escolha meias sintéticas em vez de algodão ou lã e mude suas meias com frequência. Informe quaisquer pontos negros que aumentem ou que não cresçam prontamente para o seu médico, para que ele possa verificar se há um possível melanoma.