Os joanetes são inchaços na base do dedão do pé, no lado externo do dedo do pé. Elas se formam quando o dedão se volta para o segundo dedo do pé, alterando gradualmente a estrutura esquelética do dedão do pé. O ângulo do osso provoca uma protrusão e pode resultar em inflamação e dor. Joanetes podem tornar a execução particularmente dolorosa e difícil.
Causas
Calçados mal ajustados, particularmente aqueles com biqueiras apertadas, criam fricção e pressão nos dedos, agravando os joanetes e causando dor durante a corrida. Correr também aumenta a pressão repetitiva na articulação do dedão do pé e a bola do pé, outra fonte de dor de joanete. Os próprios joanetes tendem a se formar em pessoas com estruturas específicas do pé, o que significa que algumas pessoas têm uma predisposição hereditária. Lesões nos pés e defeitos do esqueleto congênito também podem levar a joanetes. Joanetes também são comumente vistos em pessoas com tipos degenerativos ou inflamatórios de artrite. Vestindo sapatos que constringem os dedos dos pés pode exacerbar a condição.
Complicações
Dor durante a execução sinaliza que um joanete está sendo agravado. Um aumento nos sintomas, como vermelhidão, inchaço e inflamação é provável. O atrito pode engrossar a pele ao redor do joanete ao longo do tempo também. Os joanetes, que inclinam o dedão do pé em direção ao dedo vizinho, criam pressão e atrito entre os dois dígitos. Correr aumenta a fricção, e em combinação com o suor do pé, calos e calos desenvolvem-se facilmente entre o dedão do pé e o segundo dedo do pé. O movimento restrito do dedão do pé e a dor contínua durante a caminhada também podem resultar do agravamento.
Prevenção
Tênis de corrida com amplo espaço para os dedos dos pés ajudam a evitar a dor do joanete durante e após uma corrida. Com joanetes que não são muito proeminentes, o preenchimento pode ser adequado para prevenir a dor. Alguns outros exigem palmilhas ortopédicas personalizadas. Um pedaço de espuma com cerca de 1 cm de espessura inserido entre o dedão do pé e o segundo dedo do pé elimina o atrito. Podólogos e treinadores de esportes fornecem instruções para a gravação correta de um pé com um joanete para evitar a dor também.
Os analgésicos de venda livre tratam a dor do joanete de correr em muitos casos. O ibuprofeno, o naproxeno e outros antiinflamatórios não-esteróides, também conhecidos como AINEs, provavelmente serão eficazes. Um bloco de gelo depois de uma corrida reduz a dor e a inflamação também. Se a dor persistir, o calor também pode ser benéfico. Almofadas de aquecimento e pé embebe em água quente com ou sem sal Epsom também pode ser útil.
Se a corrida se torna muito dolorosa devido a um joanete, existem opções mais duradouras para tratar o joanete e evitar a dor . Terapia de injeção com corticosteróides é uma opção para alguns. Existe uma variedade de opções cirúrgicas. Isso inclui a excisão do tecido inchado ao redor da articulação do big toe, o realinhamento do esqueleto, o endireitamento do dedão do pé removendo o osso afetado e fixando permanentemente os ossos da articulação problemática.
, , ] ]