Problemas para ver e esbarrar nas coisas são apenas alguns sinais de visão embaçada. Em alguns casos, isso pode ser devido a um problema médico subjacente ou pode ser devido à tensão ocular causada por atividades como ler um livro muito de perto. Há muitas coisas que podem fazer com que um olho fique embaçado. O miopia, conhecido como miopia, é um problema ocular comum em que objetos distantes aparecem borrados. A Clínica Mayo diz que a miopia pode ocorrer rápida ou gradualmente, geralmente piorando durante a infância e a adolescência.
Outros sintomas da miopia incluem ter que apertar os olhos para enxergar com clareza e desenvolver dores de cabeça como resultado da tensão nos olhos. As crianças costumam piscar muitas vezes, sentar-se perto da televisão ou esfregar os olhos muitas vezes.
Os fatores de risco para miopia incluem ter um histórico familiar, nascer prematuro e fazer um trabalho próximo, como ler e costurar.
Óculos e lentes de contato podem ajudar a corrigir a miopia. Cirurgias como a ceratomileuse in situ assistida por laser (LASIK) ou a ceratectomia fotorrefrativa podem ser realizadas para ajudar a melhorar a visão. Presbiopia refere-se a uma condição na qual os objetos que estão próximos parecem embaçados. A Clínica Mayo diz que esta é uma parte normal do envelhecimento e geralmente se torna aparente no início dos anos 40.
Os sintomas específicos da presbiopia incluem a leitura de livros ou outros itens à distância, a fim de ver as palavras claramente. Outros sintomas de presbiopia incluem o desenvolvimento de tensão ocular e dores de cabeça ao trabalhar de perto.
Os fatores de risco para o desenvolvimento de presbiopia incluem ter mais de 40 anos e sofrer de doenças como diabetes, esclerose múltipla e doença cardíaca. Certas drogas, como anti-histamínicos, álcool e diuréticos, podem aumentar o risco de desenvolver presbiopia.
Usar óculos de prescrição, bifocais ou trifocais pode ajudar a corrigir a visão. LASIK ou ceratoplastia condutiva também pode ser realizada para controlar a presbiopia. Em alguns casos, a lente do olho afetado pode ser removida e substituída.
Glaucoma
O glaucoma se refere a uma condição na qual o nervo óptico (olho) está danificado, levando a um aumento da pressão ocular. Alguns tipos de glaucoma são ângulo aberto, ângulo fechado, congênito e secundário.
O MedlinePlus, um site do National Institutes of Health, diz que o glaucoma de ângulo aberto é, na verdade, a forma mais típica de glaucoma. Seus sintomas incluem perda da visão periférica.
O glaucoma de ângulo fechado ocorre quando o fluido no olho (humor aquoso) fica bloqueado. Os sintomas podem incluir visão embaçada, olhos vermelhos, olhos inchados e dor no olho afetado.
O glaucoma congênito é hereditário e seus sintomas específicos incluem lacrimejamento, sensibilidade à luz e aumento do olho afetado.
O glaucoma secundário pode ser devido a drogas como corticosteróides ou doenças oculares, como a uveíte.
Dependendo do tipo de glaucoma, o tratamento pode envolver o uso de colírios, uso de pílulas ou medicamentos por via intravenosa ou cirurgia para diminuir o olho pressão.