casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

O que causa o fungo do pé e da unha?

Existem várias causas principais do fungo do pé e da unha do pé. De acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA e os Institutos Nacionais de Saúde, as infecções por fungos nas unhas são comuns em adultos e geralmente acompanham a infecção fúngica dos pés. O NIH observa que infecções fúngicas nos pés e nas unhas podem ser difíceis de tratar, e que mesmo com o sucesso do tratamento, o fungo ainda pode retornar.

Calçados Convencionais

Calçados convencionais podem estimular o crescimento e proliferação de pé e unha fungo. Segundo o Dr. Ray McClanahan, um podólogo esportivo em Portland, Oregon, pé e unha fungo, incluindo atletas pé, é comumente visto em pessoas que usam sapatos constritivos ou botas que atolam os dedos juntos e permitir que o pé fique quente e suado. McClanahan observa que um atleta pode ser particularmente suscetível a infecções fúngicas, devido ao suor acumulado em seus pés e em seus sapatos.

O fungo do pé e da unha prospera nos ambientes quentes, úmidos e escuros do calçado convencional, mas sandálias e outros sapatos abertos expõem pé e unha fungo aos raios ultravioletas letais. Se uma pessoa estiver vivendo em um ambiente que impeça o uso de sandálias, ele deve considerar manter vários conjuntos de meias secas à mão e trocar periodicamente suas meias quando surgirem os primeiros sinais de umidade. Alguns modelos mais recentes de meias são feitos de material sintético que ajudam a remover a umidade da pele, inibindo invasões de pele por fungos.

English Language Spanish Language Portuguese Language Japanese Language logo Fatores de pé e unha são mais prováveis ​​de ocorrer em pessoas que têm diminuição da função imunológica ou problemas de circulação nas extremidades inferiores, como aqueles com HIV /AIDS e diabetes, respectivamente. De acordo com o site da Clínica Mayo, ter diabetes, problemas de circulação ou um sistema imunológico enfraquecido aumenta significativamente o risco de uma pessoa para fungos pé e unha. O site da Clínica Mayo observa que a infecção pelo HIV enfraquece o sistema imunológico, tornando uma pessoa suscetível a infecções bacterianas, virais, parasitárias e fúngicas.

A progressão da diabetes causa diminuição do fluxo sanguíneo para os pés e dedos, o que cria uma situação ideal para o fungo prosperar, pois o sistema imunológico do corpo tem mais dificuldade em detectar e eliminar a infecção. Tanto a circulação quanto as funções imunológicas podem diminuir com a idade, e o fungo ungueal é mais comum em adultos mais velhos como resultado. O site da Clínica Mayo relata que, juntamente com a diminuição da circulação e da função imunológica, mais anos de exposição aos fungos podem ajudar a explicar sua maior prevalência em adultos mais velhos. Traumatismo da unha pode contribuir para unha fungo. De acordo com Foot.com, infecções fúngicas da unha ou onicomicose ocorre quando fungos microscópicos invadem através de um corte ou quebra na unha devido ao trauma. A Foot.com observa que atletas e pessoas que usam sapatos apertados ou meias apertadas podem sofrer traumatismos de unha e correm um risco maior de onicomicose. Uma vez que uma infecção fúngica ocorre nos dedos, pode causar mais problemas, como unhas encravadas, de acordo com o Colégio Americano de Cirurgiões do Pé e Tornozelo.

Um estudo de 2006 por Jason A. Winston e Jami L. Miller , MD publicado na revista "Clinical Diabetes" conclui que o trauma repetido para as unhas aumenta o risco de onicomicose. Winston e Miller também observam que pacientes diabéticos que sofrem de uma diminuição na sensibilidade do pé têm maior probabilidade de sofrer traumatismos nas unhas, o que danifica a unha e abre portais de entrada para unha fungo.