Embora entorses e distensões tenham sintomas semelhantes, cada lesão afeta uma parte diferente do corpo. Uma entorse envolve ferir os ligamentos, enquanto uma tensão envolve ferir os músculos ou tendões. Dependendo da gravidade da lesão, a maioria das entorses e distensões pode ser tratada em casa. Procure atendimento médico se tiver febre ou inchaço grave ou dor na área lesada.
Entorses
Uma entorse envolve estiramento excessivo ou ruptura dos ligamentos ou do tecido conjuntivo que mantém os ossos, cartilagens e articulações unidos . Áreas comuns onde ocorre uma entorse incluem o joelho, tornozelo e punho. O sintoma mais comum de uma entorse é o inchaço. Em geral, quanto mais dolorida e inchada a área lesionada, mais grave é a lesão. Procure assistência médica se não conseguir mover ou colocar qualquer peso na área ferida depois de dois ou três dias, se tiver febre ou se a área lesionada estiver quente.
Estirpes
Uma linhagem envolve alongamento excessivo ou rasgando músculos ou tendões, ou o tecido conjuntivo que prende seus músculos aos ossos. Áreas comuns onde ocorre uma tensão incluem as costas e isquiotibiais. As cepas têm sintomas semelhantes aos de uma entorse, incluindo inchaço, dor e limitação da amplitude de movimento da área lesada. Assim como nas entorses, procure assistência médica caso não consiga movimentar ou engordar a área lesionada após dois ou três dias, se sentir dormência ou se a área parecer avermelhada.
Terapia
Para o Instituto Nacional de Artrite e Doenças Musculosqueléticas e da Pele, é importante ficar de fora ou reduzir a quantidade de peso colocada na área lesada nas primeiras 24 a 48 horas após a lesão. Se possível, use travesseiros ou outros adereços para elevar a lesão acima do coração. Esta prática ajudará a reduzir o inchaço. Enrole uma bandagem ao redor da área lesada para reduzir ainda mais o inchaço. Congele a área ferida de quatro a oito vezes por dia por não mais do que 20 minutos de cada vez. Não coloque gelo ou uma compressa fria diretamente na pele; use uma toalha ou outro pano como uma barreira. Calor O calor é usado para ajudar a aumentar a circulação sanguínea para músculos rígidos ou doloridos, bem como para preparar seu corpo para o exercício. Uma vez que você é capaz de usar ou colocar o peso na área lesada novamente, use terapia de calor antes de iniciar qualquer exercício de reabilitação. O calor pode ajudar a tornar a área lesada mais flexível e também pode ajudar a reduzir a dor. Nunca coloque uma almofada de aquecimento diretamente na pele. Em vez disso, coloque uma toalha morna e úmida sobre a área lesada por 10 a 15 minutos.