Se você tem uma unha encravada, é provável que seja uma batalha contínua, tanto para tratá-la quanto para impedir que ela volte. Ao contrário de muitas condições médicas, uma unha encravada é muitas vezes aquela que você pode tratar em casa. Na verdade, embora muitos médicos ofereçam soluções cirúrgicas para unhas encravadas, o tratamento conservador pode oferecer um alívio excelente. Por exemplo, uma pesquisa publicada no Journal of Royal Society of Medicine em 1986 observou que 79% dos pacientes estavam livres de sintomas após o tratamento conservador.
O autotratamento não é para todos.
Embora para muitas pessoas uma unha encravada é fácil de manejar por conta própria, outros devem consultar um médico em vez de tratar-se. Se suspeitar que uma infecção se instalou ou se não tiver a certeza - porque os sintomas de uma unha encravada, como dor, vermelhidão e inchaço, podem ser difíceis de distinguir dos sintomas de infecção - é melhor consultar o seu médico. tratamento. Da mesma forma, se você tem certas condições de saúde que tornam os cuidados com os pés cuidadosos necessários, como diabetes, danos nos nervos ou má circulação em seus pés, você deve consultar um médico para tratar sua unha encravada. Os dois principais objetivos no tratamento de uma unha encravada em casa são: (1) molhar e amaciar a área, facilitando a movimentação dos tecidos; e (2) para libertar o incômodo pedaço de unha encravada de onde ele está embutido em sua pele.
Imersão
Ao trabalhar em uma unha encravada, ela ajuda a molhar os pés com frequência - cerca de três ou quatro vezes por dia, durante cerca de 20 minutos de cada vez. Em outras ocasiões, no entanto, é importante manter os pés secos, porque a umidade pode estimular o crescimento de bactérias e fungos, piorando os problemas.
Liberando as Unhas
Depois de molhar e secar os pés, é o melhor momento para tentar soltar a porção encravada da unha do pé. Você pode massagear a parte da pele que está inflamada, empurrando-a suavemente para longe da unha, permitindo-lhe um melhor acesso à unha. Então, para soltar a peça embutida da própria unha, você pode inserir cuidadosamente um pedaço de fio dental ou um pequeno pedaço de algodão embaixo da unha. Você pode continuar a fazer isso até perceber que sua unha encravada está livre de dor.
Prevenção
Uma vez aliviada a dor da unha encravada, é mais fácil tentar evitar uma recorrência do que lidar com a unha encravada. isso de novo. Cortar as unhas ao invés de uma curva pode ajudar; Assim, você pode ter certeza de que você cortou a unha até a borda, em vez de deixar uma tira longa e fina na borda - que pode ser facilmente incorporada novamente. Vestir sapatos confortáveis que não sejam muito apertados pode ajudar a evitar unhas encravadas também. Se, apesar dos seus melhores esforços, a unha encravada continuar a voltar, consulte o seu médico.