Alternadamente, se um paciente tem sensibilidade sinusal junto com resfriados no início, a infecção sinusal é mais provável de ser causada por um vírus ( rinossinusite viral) em vez de uma bactéria, que normalmente é a causa de uma infecção sinusal.
Com a infecção, os pacientes também podem notar uma descoloração em seu muco. É tipicamente claro, mas com infecção pode ser branco, amarelo ou verde devido à presença de células de combate a infecção. É importante notar que o muco verde não significa necessariamente que haja uma infecção bacteriana. Os sintomas da gripe são tipicamente respiratórios também. Vírus do estômago são vírus diferentes e não são considerados a gripe, apesar de serem comumente chamados de gripe estomacal. Em adultos e crianças, há início abrupto de febre, dores musculares e tosse seca, com algumas pessoas também tendo dor de cabeça, dor de garganta e outros sintomas de resfriado. Os sintomas da tosse pioram no final da doença e podem durar duas a três semanas depois que os outros sintomas desaparecem. As crianças também podem ter sintomas adicionais de infecções de ouvido, náuseas e vômitos.
Os sintomas geralmente duram de cinco a oito dias, mas podem durar mais tempo. Crianças e pessoas com sistema imunológico comprometido (como diabéticos ou aqueles que tomam medicamentos específicos) tendem a ser mais contagiosos.
O vírus também causa inflamação e danos nos pulmões, particularmente com uma tosse prolongada no final do tratamento. doença. Os pacientes com asma podem ter um tempo especialmente difícil com chiado e tosse.
Algumas pessoas não ficam com febre devido à gripe, portanto, a falta de febre não a descarta necessariamente. Essas pessoas geralmente têm um caso mais leve ou enfraquecem o sistema imunológico. Em alguns casos, os vírus do resfriado e da gripe afetam o cérebro e causam problemas para dormir.